Bibliotecas Públicas oferecem boas opções para as férias
Atualizado em 05/07/2019 - 18:02
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Além da Cassiano Ricardo, as bibliotecas públicas também preparam uma programação especial para o mês de julho - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Acervo de grandes obras literárias, contação e roda de história, visita monitorada e exposições são algumas das atrações programadas para o período de férias nas cinco bibliotecas públicas de São José dos Campos. Os espaços contam ainda com oficinas para confeccionar brinquedos à base de sucata, instrumentos alternativos e dicas para colorir mandalas. Todas as atividades são gratuitas. Para participar, é necessário o agendamento prévio.

Ministrada em 17 de julho (quarta-feira), às 10h e às 14h, a oficina "Brinquedos de Sucata: reciclar, recriar e brincar", para crianças a partir de 7 anos, vai ensinar técnicas para confeccionar brinquedos alternativos.

Para incentivar o gosto pelo livro e pela leitura, a Contação de História com o tema “A borboletinha má e a abelhinha boa” conduzirá crianças a partir de 5 para numa viagem mágica. No final da atividade, realizada no dia 18 de julho, em dois períodos, 10h e 14h, os participantes serão convidados a participar de uma oficina criação de fantoche, empregando toda a sua imaginação e criatividade.

Em 24 de julho, a visita monitorada realizada às 9h e às 14h será aberta a todos os munícipes que desejam conhecer a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no espaço infanto-juvenil, momentos antes da atividade. O tour contempla apresentação histórico-institucional e visita pelas dependências da biblioteca.

Exposição 'Literatura retrô: série Vaga-lume'

De 10 a 31 de julho, na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, acontece a exposição “Literatura retrô: série Vaga-Lume”.  O evento convida a população para relembrar títulos da coleção Vaga-lume. A saga com 90 livros, lançada 1973, para um público infanto-juvenil se tornou referência literária de pelo menos três gerações.

Além da Cassiano Ricardo, as bibliotecas públicas “Hélio Pinto Ferreira”, no Jardim das Indústrias, “Helena Molina”, em Eugênio de Melo, e “Jansen Filho”, no Campo dos Alemães, também preparam uma programação especial para esse mês, confira a programação completa.

Bibliotecas Públicas Municipais

A Prefeitura de São José dos Campos disponibiliza cinco bibliotecas públicas localizadas nas regiões central, leste, sul e oeste da cidade. Juntas, as unidades coordenadas pela Secretaria de Educação e Cidadania oferecem à população mais de 90 mil exemplares, com temas que variam entre livros, revistas, jornais e materiais didáticos para concursos, educação infantil e ensino fundamental, acervo Braille, literatura africana, entre outros.

Endereços

Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo”
Rua XV de Novembro, 99, Centro
Telefones: (12) 3921-6330