São José pode levar título inédito das Olimpíadas das GCMs
Atualizado em 05/07/2019 - 16:09
ESTANDE DE TIRO GCM - 20-02-2019 - LUCAS CABRAL
Guardas joseenses estão em primeiro lugar na 10ª edição da competição, 6 pontos à frente de Mogi das Cruzes - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Este sábado (6) tem tudo para ser um dia histórico para o esporte de São José dos Campos. Pela primeira vez, a cidade poderá conquistar o título das Olimpíadas das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo.

Os guardas joseenses estão em primeiro lugar na 10ª edição da competição, 6 pontos à frente de Mogi das Cruzes e 150 pontos à frente de São Paulo.

A melhor colocação até o momento foi o quarto lugar de 2017.

Em casa

Se confirmada, a vitória inédita terá um gostinho ainda mais especial, já que poderá ser assegurada em casa, com o apoio da torcida. Aliás, é a primeira vez que a cidade sediará uma das etapas da tradicional competição, que reúne guardas civis municipais de todo o Estado.

As provas de natação serão realizadas na Casa do Jovem (avenida Olivo Gomes, 381, Santana, zona norte), com início às 8h e previsão de término às 14h.

No total, 20 guardas representarão São José nas categorias open e master masculino e feminino nos estilos livre, costas, peito e revezamento. A expectativa é de que pelo menos 200 atletas de 27 corporações disputem as provas de natação deste sábado.

Esperança

A expectativa pelo título inédito é grande entre os atletas de São José, que estão ansiosos para cair logo na água.

"É a primeira vez que estou representando São José e estou muito esperançoso de que vamos conquistar este título inédito e ainda em casa. Vamos nos dedicar ao máximo", disse Raphael Marchi, 30 anos e há 8 atuando como guarda civil municipal.

"A divisão esportiva da nossa GCM, criada em 2017, tem nos ajudado bastante a melhorar nosso desempenho. A prova é de que pela primeira vez estamos na frente e com grande chance de conquistar o título", completou.

Marchi disputará neste sábado os estilos livre, peito e revezamento. Se o título for confirmado, Marchi terá contribuído bastante, já que também integrou as equipes de basquete e vôlei de quadra e e de areia, além de ter disputado provas de supino e luta de braço.

Integração

As 10ª Olimpíadas campeonato tiveram início em abril. O objetivo da competição é promover a integração social e a prática esportiva, visando a manutenção da saúde e qualidade de vida de todos os integrantes das corporações.

A participação da GCM na competição tem apoio da Prefeitura de São José dos Campos, através das secretarias de Proteção ao Cidadão e de Esporte e Qualidade de Vida, além do Grêmio da GCM, Cressem (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais), Assem (Associação dos Servidores Municipais), comerciantes e supermercados de São josé e da RMVale, entre outros.

Segundo os guardas participantes, além de incentivar a prática esportiva, as Olimpíadas melhoram a qualidade de vida e o desempenho no trabalho.

Neste ano, são 18 modalidades individuais e coletivas, nas categorias masculina e feminina.

Além São José, sediaram etapas as cidades de Mogi das Cruzes, Sorocaba, São Caetano do Sul, Santo André, Guarulhos, Suzano e Hortolândia.

Provas de natação das 10ª Olimpíadas das GCMs
Data: 6 de julho (sábado)
Horário: Das 8h às 14h
Local: Casa do Jovem (avenida Olivo Gomes, 381, Santana, zona norte)