São José investe em brinquedos pedagógicos para as escolas
Atualizado em 04/07/2019 - 18:48
Alunos da Educação Infantil da Emei Profª Maria Aparecida Candelária Bernardes Ottoboni recebem brinquedos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 03-07-2019
Alunos da Emei Profª Maria Aparecida Candelária Bernardes Ottoboni, localizada no Bairro Alto da Ponte, região norte da cidade aprovaram a novidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

O ato de brincar ajuda a criança a desenvolver habilidades no campo social, emocional e cognitivo, além de facilitar a expressão dos sentimentos. Para valorizar a importância desse ato na construção do conhecimento, a Prefeitura de São José dos Campos planeja investir, em 2019, R$ 1,4 milhão na aquisição de brinquedos pedagógicos para as escolas de educação infantil da rede de ensino municipal.

Bola ao alvo, bancadas de ferramentas, pontes para empilhar e rolar, minimercado, centro de atividades para berçário, apoio para bebê espumado, sacolão criativo e mesa de aprendizagem são alguns dos itens que já começaram a chegar nas instituições de ensino.

Para estimular o gosto pelas atividades físicas, foram adquiridos trave de futebol, tabela de basquete e rede para vôlei, todos adaptados para a primeira infância com altura regulável.

A Emei Maria Aparecida Candelária Bernardes Ottoboni, no Alto da Ponte, região norte da cidade, já recebeu a novidade. A equipe gestora da escola aprovou a iniciativa.

“A qualidade dos brinquedos me surpreendeu muito. O brinquedo é considerado uma ponte entre professores e alunos. A rede de vôlei, por exemplo, vem para enriquecer as atividades e rotina da sala de aula”, disse Tuani Borges Shimada, diretora da unidade.

Brenda Barbosa, mãe dos alunos Leandro, de 6 anos, e Alicia, de 2, recebeu a notícia das novas aquisições em casa. “São novos aprendizados. Meu filho de seis anos contou que tem brinquedos novos na escola e que a professora desenvolveu uma atividade diferente”, contou.

Quitéria da Silva, mãe do Lucas, de 4 anos, disse que “além de eles se divertirem, é educativo".

O estímulo à prática esportiva desde de cedo também é outro ponto importante na visão dos pais. “É bom para incentivar a prática esportiva. Eles ficam animados. Minha filha ainda tem 1 ano. Não vejo a hora de vê-la brincando com a rede de vôlei”, afirmou Maria Fernanda Ribeiro.

Que a área de lazer virou uma festa, basta observar o sorriso de cada rostinho. “Eu achei lindo”, disse Levy de Sousa, de 4 anos.

Para a educadora Natalia Lescher, o reflexo com a compra dos brinquedos pedagógicos vai impactar positivamente na sala de aula.

“Esse tipo de brinquedo desperta um olhar mais atento, enriquece a prática do nosso trabalho. O lúdico faz com que as crianças saiam da rotina. É muito mais prazeroso aprender brincando”, concluiu.

Cuidado e zelo

Os brinquedos, que foram selecionados pela coordenação de Educação Infantil, têm o objetivo de proporcionar à criança momentos de alegria, prazer e interação, favorecendo aspectos cognitivo e psíquico-social dos alunos, garantindo um desenvolvimento saudável e ampliando o leque de atividades, durante o período em que as crianças estão nas unidades de educação infantil da rede de ensino municipal.

Primeira infância

Por meio de construções de novas escolas, obras de reforma e ampliação nas unidades existentes, a Prefeitura de São José criou cerca de 7.000 novas vagas em educação infantil para crianças de 0 a 5 anos.

O investimento na primeira infância é uma característica da atual gestão. Em 2017, foram entregues à população escolas de educação infantil nos bairros: Santa Edwiges e Campo dos Alemães, ambos na região sul; Alto da Ponte, região norte; e Jardim Monterrey, leste.

Em 2018, foram concluídos os Cedins Maria Aparecida Segolin Rezende, no Pinheirinho dos Palmares, e Dejanira Moreira Machado dos Santos, no Setville Altos de São José.

Em 2019, serão construídas unidades escolares no Bosque dos Eucaliptos, Paineiras 1 e Santa Hermínia.