Prefeitura realiza 3ª avaliação de densidade larvária de 2019
Atualizado em 04/07/2019 - 17:10
Controle Larvário da Dengue  14 01 2019
As equipes do CCZ vão visitar mais de 18 mil imóveis, de todas as regiões da cidade, de 10 a 31 de julho - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizará no período de 10 a 31 de julho a 3ª ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2019. Esta ação de campo, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses, consiste em uma busca ativa por larvas no interior dos imóveis para traçar um mapa atualizado do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, chikungunya e zika).

A comparação destes índices com outras áreas permite identificar os locais prioritários para atuação. A atividade é realizada segundo periodicidade estabelecida (trimestralmente), de forma rápida e concomitante entre as áreas avaliadas, permitindo a comparação de valores.

Segundo o CCZ, o combate ao Aedes aegypti durante o inverno é um fator que pode ajudar em muito na redução da infestação, pois devido à baixa quantidade de chuvas, o mosquito encontra menos criadouros disponíveis para sua reprodução.

Nesse período mais seco, o CCZ orienta a população a redobrar a atenção com locais em que existe o acúmulo de água parada mesmo sem chuvas, pois são estes os criadouros que o mosquito utilizará para se reproduzir.

De acordo com a Fiocruz, 85% dos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti estão localizados no interior dos imóveis. Daí a importância para que cada um faça sua parte, assim todos colaborarão na luta contra a reprodução do vetor.

Foram sorteados 18.398 imóveis dentro das 42 áreas cadastradas no município, de todas as regiões da cidade. Em cada quarteirão, serão trabalhados os imóveis residenciais, comerciais e pequenas obras. Estão excluídos desta atividade os imóveis abandonados (desabitados, em demolição, em construção ou à venda), terreno baldio, praças, áreas verdes, pontos estratégicos e imóveis especiais.

Outras avaliações

Esta será a terceira ADL do ano promovida pelo CCZ. A primeira, em janeiro, apontou índice breteau de 1,0, e a segunda, em abril, de 1,1. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de 1,0 a 3,9 é considerada estado de alerta em relação à infestação de larvas do mosquito.

Desde o início do ano, São José dos Campos registra 486 casos de dengue, sendo 385 autóctones, 74 importados e 27 ainda aguardando definir o local de infestação.

Abaixo, a programação da primeira semana, de 10 a 12/07

Bairros

- Jardim Estoril, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Madureira, Jardim Portugal, Jardim Del Rei, Conjunto Residencial Primavera e Jardim Madureira

- Santa Julia, Santa Rosa, Santa Luzia, São Leopoldo, Pinheirinho dos Palmares