Festival Joseense de Pipas agita a cidade no mês das férias
Atualizado em 04/07/2019 - 11:04
2º Festival Joseense de Pipas começa pela região sul. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 17-07-2018
O evento vai percorrer quatro regiões de São José, além do distrito de Eugênio de Melo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O 3º Festival Joseense de Pipas começa na próxima terça-feira (9) e promete agitar o mês das férias em São José dos Campos. O evento está na programação do mês do aniversário de 252 anos da cidade.

O evento vai percorrer quatro regiões de São José, além do distrito de Eugênio de Melo (confira a programação abaixo).

Os aficionados pelo brinquedo, inventado na China há cerca de 1.200 a.C, poderão trocar experiências, conhecimentos e confeccionar pipas nos bairros Campo dos Alemães, Altos de Santana e Jardim Cerejeiras, Pinheirinho dos Palmares, Campos de São José e no Centro Esportivo Eugênio de Melo. A programação vai sempre das 14h às 17h.

Em cada visita, será realizada uma oficina gratuita de pipas ministrada por monitores da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Os interessados poderão aprender técnicas de montagem e utilizar a criatividade. Os materiais serão fornecidos pela Prefeitura.

Profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal) e da EDP Bandeirante estarão distribuindo material informativo e dando orientações técnicas sobre os cuidados na prática de empinar pipa nas ruas, praças e parques. Também participarão com uma campanha de conscientização sobre o não uso do cerol nas linhas. Serão distribuídos folhetos com dicas para soltar pipa com segurança.

A terceira edição anual do Festival Joseense de Pipas é mais uma opção para as férias escolares e um evento festivo em comemoração ao aniversário da cidade.

Divirta-se com segurança

- Brinque em locais abertos, como parques e campos;

- Não tente tirar pipa enroscada em poste, pois há risco de descarga elétrica;

- Não empine em cima de telhados ou lajes e perto de antenas, postes e fios elétricos;

- Evite empinar pipa em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;

- Nunca utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol (mistura de cola com caco de vidro);

- O uso do cerol representa riscos para pedestres, ciclistas e motociclistas, pois pode cortar o pescoço de alguém;

- Se o fio com cerol encostar-se à rede elétrica, a própria pessoa que está empinando a pipa pode morrer eletrocutado.

Programação - 3º Festival Joseense de Pipas

9/7 – Parque Alambari – Campos de São José (Avenida Antônio da Costa Nunes, s/n)
11/7 – Pinheirinho dos Palmares (Avenida 3, s/n, atrás da quadra de esportes)
16/7 – Centro Esportivo Eugênio de Melo (Rua Ambrósio Molina, 370)