Cuidados com a merenda escolar é tema de formação no Cefe
Atualizado em 04/07/2019 - 18:47
Formação realizada no final de cada semestre tem como principal objetivo garantir a segurança alimentar dos alunos da rede de ensino municipal - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta semana, cerca de 200 manipuladoras de alimentos que atendem escolas municipais de ensino fundamental e infantil participaram no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, de um treinamento com orientações sobre boas práticas na manipulação de alimentos

Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, a formação realizada no final de cada semestre tem como principal objetivo garantir a segurança alimentar dos alunos da rede de ensino municipal.

Cardápios, saldos, planilha de controle de refeições, patologias, como etiquetar produtos abertos, orientações sobre equipamentos e utensílios e a maneira correta de como organizar as bancadas de trabalho foram alguns dos assuntos abordados durante o encontro.

Cozinheira do Cedin (Centro de Educação Infantil) Amália Bondesan dos Santos, em Eugênio de Melo, Patrícia Villa, destacou a importância da formação. “É muito interessante. O que aprendi aqui vou aplicar na alimentação das crianças”.

A nova dieta para alunos diabéticos também foi tema do encontro. Maria Inês Vila Boas, uma das responsáveis pelo cardápio da merenda escolar especializada para alguns alunos da Emef Hélio Walter Bevilacqua, no Jardim República, classificou o encontro como um bom aliado na continuação dos trabalhos.

“É muito gratificante fazer parte de um treinamento como esse. O encontro agregou bons conhecimentos para a dieta direta. Como trabalho nesse setor, vai contribuir muito”, concluiu.

Merenda escolar de qualidade

Pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente ao primeiro trimestre de 2019, apontou a merenda escolar de São José dos Campos com Alto Grau de Satisfação. Entre as 10 cidades avaliadas, o município foi o único a conquistar essa classificação.

A merenda escolar fornecida aos alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos é supervisionada por um setor específico, com nutricionistas e profissionais que elaboram o cardápio de acordo com as necessidades de cada faixa etária, atendendo às exigências nutricionais de cada fase da infância e da adolescência.

Além disso, as nutricionistas visitam as unidades escolares regulamente, no horário das refeições, para conversar com equipe técnica das escolas e com os alunos.

Essas visitas têm o objetivo de monitorar a qualidade dos procedimentos das merendas, além de supervisionar as boas práticas adotadas pela equipe responsável pelo alimento servido aos alunos.