Sarau proporciona poesia, música e dança para 250 educadores
Atualizado em 03/07/2019 - 18:33
SARAU PROFESSORES REDE MUNICIPAL - 02-07-2019 - LUCAS CABRAL
Encontro, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, aconteceu durante as atividades do HTC noturno (Horário de Trabalho Coletivo) - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Na noite desta terça-feira (2), 250 educadores da educação infantil e ensino fundamental se reuniram para o 2º Sarau. Poesia, música e dança embalaram as 13 apresentações encenadas pelos professores.

O encontro, organizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, aconteceu durante as atividades do HTC noturno (Horário de Trabalho Coletivo), no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, região norte da cidade.

Durante as atividades, um professor de geografia recitou poesia, uma professora da educação infantil apresentou dança do ventre e um professor de matemática tocou violão.

Participante da plateia pela segunda vez, a educadora Sheila Nascimento, da Emei José Madureira Lebrão, no Jardim Mariana 2, ficou surpresa com o talento da colega de trabalho.

“É uma iniciativa muito interessante. A gente descobre talentos no nosso meio que nem imagina que existia. Tem uma colega de trabalho que além de cantar, fez parte de uma banda”, contou.

Luciana Silva, também da educação infantil, destacou os benefícios que a atividade proporciona. “Vou apresentar uma música que incentiva as pessoas a nunca esquecerem dos sonhos: 'Tente outra vez'. Quando a gente expressa um talento por meio da arte, aflora uma valorização como pessoa, além da valorização dos trabalhos”, disse.

Durante as apresentações do Sarau, o professor de geografia Eduardo Câmara, da Emef Norma de Conti Simão, no Residencial Bosque dos Ipês, declamou poesia, cantou e tirou bons aplausos dos colegas de profissão.

A atividade que teve início em 2018 revelou grandes talentos da rede de ensino municipal. Além disso, o Sarau valoriza manifestações artísticas da nossa cultura e reforça a crença de que a arte mobiliza nas pessoas sentimentos de generosidade, gratidão e alegria.

“Essa atividade tem o objetivo de propiciar um momento para a soma de conhecimentos, descobertas e vivências coletivas, despertando a sensibilidade das pessoas para a realidade a sua volta, estimulando assim a reflexão sobre outras linguagens”, concluiu a chefe de divisão da educação infantil Cintia Ebram.

Horário de Trabalho Coletivo

O HTC (Horário de Trabalho Coletivo) desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, oferece para aos educadores da rede municipal encontros com planejamento coletivo, discussões da prática pedagógica, estudos em grupo, trocas de experiências, palestras, cursos e oficinas com especialistas renomados de diversas áreas, garantindo assim, uma formação continuada.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania