Feirão do Banco do Povo ajuda a realizar sonhos em São José
Atualizado em 03/07/2019 - 14:20
FEIRAO DO MICROCREDITO DO BANCO DO POVO - 03-07-2019 - LUCAS CABRAL
Quem foi ao 1º Feirão do Microcrédito do Banco do Povo teve acesso a orientações úteis e empréstimos com os juros mais baixos do mercado - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Orientações, boas dicas e empréstimos com a menor taxa de juros do mercado, tudo no mesmo lugar e ao mesmo tempo.

Quem foi na manhã desta quarta-feira (3) ao 1º Feirão do Microcrédito do Banco do Povo em São José, promovido pela Prefeitura e pelo governo do Estado de São Paulo, não se arrependeu.
O Banco do Povo conta hoje com a menor taxa de juros do mercado, a 0,35% ao mês.

Palestras

O evento gratuito também tem parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e acontecerá até as 17h desta quarta no Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade, na zona norte.

Na parte da tarde, estão programadas palestras de capacitação em gestão de negócios, formalização de empresas e empreendedorismo.

Quem não puder comparecer ao feirão e precisar de orientações e empréstimos pode se dirigir ao Banco do Povo (rua Francisco Paes, 56, centro) de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h ou das 13h às 17h.

Sonho realizado

O casal Renato da Rocha, 37 anos, e Taís dos Santos Nogal da Rocha, 30 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura e do governo do Estado de promoverem o evento.

Após receberem orientações, eles decidiram pedir empréstimo ao Banco do Povo para abrir um estabelecimento de estética.

"Tinha pensado em pedir empréstimo para a cooperativa do meu trabalho e usar o dinheiro das férias. Mas, após o feirão, achamos mais vantajoso pedir o empréstimo ao Banco do Povo, já que o juro é menor", afirmou Rocha.

"O Banco do Povo vai me ajudar a realizar meu sonho de ter o negócio próprio, entrando mais rápido no mercado. Aqui no feirão recebemos orientações para desenvolver e colocar em prática nosso projeto. Deveriam ter mais eventos como este", disse Taís, que é esteticista.

A empresária Veruska Bomconpagno Ribeiro, 29 anos, também ficou impressionada com as vantagens do Banco do Povo.

"Não sabia como funcionava o Banco do Povo e achei bem convidativo. Vou pedir um empréstimo para manutenção do veículo que utilizo no meu trabalho. Gostei tanto que vou indicar o Banco do Povo para as minhas amigas que querem ser empresárias."

Banco do Povo

O Banco do Povo Paulista, que é vinculado à Prefeitura de São José dos Campos, oferece crédito reduzido de 0,35% para concessão de empréstimos para compra de equipamentos, estoque e capital de giro, entre outras modalidades.

A linha de microcrédito para o pequeno empreendedor tem como objetivo a geração de emprego e renda para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos, viáveis e sujeitos à avaliação técnica para liberação.

Os empréstimos no primeiro semestre de 2019 tiveram aumento de 67% na comparação com o mesmo período de 2018, subindo de R$ 128.128,59 para R$ 215.111,69.

O total de contratos efetivados cresceu de 19 para 27.

No acumulado de 2018 e 2019, já foram emprestados R$ 572.019.

Feirão

O feirão é destinado aos empreendedores formais e informais de micro, pequenos e médios negócios.

Para os financiamentos solicitados no feirão, a análise e concessão de crédito serão realizadas em até 48 horas - mediante apresentação dos documentos necessários.

O evento tem como objetivo incentivar o empreendedor e promover a expansão de micro, pequenas e médias empresas através da concessão de linhas de crédito, palestras de capacitação em gestão de negócios e formalização de empresas.