Urbam atua em várias frentes de trabalho na cidade
Atualizado em 02/07/2019 - 18:04
OBRAS AGUAS PLUVIAIS JARDIM PORTUGUAL - 01-07-2019 - LUCAS CABRAL
No Jardim Portugal, Urbam realiza obra da galeria de águas pluviais na rua Capitão Alívio Neves Barbosa - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A Urbam (Urbanizadora Municipal) atua em várias frentes de trabalho contribuindo para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da condição de vida da população joseense.

Atualmente, equipes da Urbam executam obras em todas as regiões da cidade. Na rua Lira, no Jardim Satélite, está sendo construído um muro de gabiões para contenção de erosões no Córrego Senhorinha, está sendo feito aterro e, depois será recuperado todo o trecho danificado da rua.

Ainda na região sul, está sendo feita a ligação da avenida Salinas com a avenida dos Evangélicos, além da galeria de águas pluviais na rua Capitão Alívio Neves Barbosa, no Jardim Portugal e da modernização da pista de atletismo do poliesportivo João do Pulo. Na região norte, está sendo feita a reforma do prédio para implantação do Cras Alto da Ponte. Recentemente, a Urbam concluiu a área de lazer para os moradores da Vila Rhodia, com duas academias ao ar livre e uma quadra de futebol society.

No centro, foram feitas obras de recuperação das baias dos pontos de ônibus e alargamento com faixa exclusiva de ônibus na rua Rui Dória. As equipes da Urbam também fizeram reformas e intervenções no Cine Teatro Benedito Alves da Silva atendendo às exigências do Corpo de Bombeiros. Está em andamento a reforma dos banheiros e sustentação do pavilhão refeitório do Parque Vicentina Aranha.

Na região sudeste, está sendo feita a reforma do Mini Shopping Castelli, no Putim. Na região leste, estão sendo urbanizadas as vielas no bairro Dom Bosco. No Portal do Céu, Santa Rita e Santa Lúcia estão sendo feitos serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica. Ainda na região leste, está em obra o Centro de Treinamento Esportivo do complexo do Teatrão. A Urbam também realiza rampas de acessibilidade, travessias elevadas e melhorias viárias em todas as regiões.

Limpeza pública

A Urbam é responsável por diversos serviços da Gestão Integrada e Gerenciamento de Resíduos Sólidos da cidade: varrição de guias e sarjetas das vias (ampliado para mais 20 bairros em 2018), limpeza de ruas pós feiras livres, coleta seletiva (que abrange 100% da área urbana da cidade desde dezembro de 2017), coleta de resíduos inservíveis e volumosos, coleta de resíduos eletroeletrônicos em residências, coleta e destinação de resíduos de serviços de saúde, operação do aterro sanitário e operação do centro de triagem.

Outras atuações

Sua atuação abrange também o serviço funerário e o velório municipal, a administração dos cemitérios municipais, dos terminais rodoviários e do Estádio Martins Pereira. Por meio de contratos com a Prefeitura, a empresa presta serviços de desenvolvimento de informática, serviços técnicos em planejamento urbano, serviços técnicos de engenharia, arquitetura e apoio operacional, além de serviços e fiscalização de engenharia de trânsito. Atua também na manutenção de prédios públicos e na manutenção da iluminação pública e troca das lâmpadas por LED em toda a cidade.