Exposição destaca devoção aos santos no Museu de Arte Sacra
Atualizado em 02/07/2019 - 16:36
Exposição Arte Sacra
Composta por 19 oratórios, toda a mostra foi construída com materiais reciclados, artesanais e, principalmente, de santinhos de papel - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Tradição antiga da Igreja Católica, a devoção aos santos é o que inspirou as estudantes Érica Avelar e Pamela Rosa a criarem a exposição ‘Devoção e Manifestação Cultural Religiosa’, no Museu de Arte Sacra, na região central de São José dos Campos. A visitação será aberta pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) nesta quarta (3) e ficará disponível até o fim de setembro.

Composta por 19 oratórios, toda a mostra foi construída com materiais reciclados, artesanais e, principalmente, de santinhos de papel. Foram utilizadas caixas de papelão, EVA, tecidos TNT, cola, entre outros materiais. Todos os artigos possuem 13x13cm, exceto a que contém a imagem de Nossa Senhora de La Sallete, que chega a 28x13cm.

Tradição 

Um oratório é um dos principais artigos religiosos católicos. Trata-se de uma mini capela que abriga imagens de santos, que incentiva as orações dentro de uma residência ou onde ela estiver presente. Sua origem remete à Idade Média, quando os reis e nobres destinavam um cômodo inteiro às devoções.

Um santo pode ser denominado como padroeiro de causas específicas, profissões ou protetor contra doenças e catástrofes. Ao longo do tempo, conceberam-se as festas religiosas que exaltam alegria em homenagem a eles. Dentre as manifestações, estão as missas, rezas, músicas e até danças.

Perfis

Érika Avelar tem 33 anos e é graduanda no curso de Pedagogia. Pamela Rosa tem 28 e estuda História. Com forte interesse nas artes sacras, as joseenses idealizaram a exposição depois que diversos santinhos em papel foram doados anonimamente ao Museu. A exposição marca o primeiro trabalho artístico das estudantes.

Museu de Arte Sacra de SJC
Travessa Chico Luiz, 67 – Centro

(12) 3921-7226
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 17h; e sábados, das 9h às 14h


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×