Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Um total de 1.880 novos professores serão contratados pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, no decorrer deste ano de 2019.
Os educadores deverão preencher os cargos vagos por aposentadorias e abertos em razão da criação de novas salas de aulas, com as construções de novas unidades escolares, ampliação e reforma de outras unidades. A contratação prevê ainda suprir as necessidades temporárias e eventuais nas unidades escolares da rede municipal.
Durante essa semana, profissionais contratados por prazo determinado (I e II) participam do processo de atribuição de aulas no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana. Na atribuição, os professores se submetem à escolha de vagas e são encaminhados para exame médico.
Além de ensinar, a pedagoga Aline de Faria classifica a nova fase também como um aprendizado. “A gente ensina e aprende muito, estou com a expectativa de adquirir novos conhecimentos com os meus alunos”.
Grace Chavi citou o processo de formação, oferecido pela Prefeitura durante o período de HTC (Horário de Trabalho Coletivo), como uma oportunidade para agregar conhecimento. “Estar em contato com a sala de aula e com as formações oferecidas sobre a nova base enriquece o currículo. Visualizo, neste contrato, uma oportunidade de crescimento profissional e trocas”, afirmou.
O professor Wilson Miranda, que vai lecionar em 2019 para alunos do 5º ano, falou sobre os valores que a profissão de educador proporciona. “Ser professor é uma dádiva, você precisa gostar de ensinar, transmitir conhecimento. Vejo essa profissão como uma missão”, disse.
Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, os novos servidores irão reforçar o time de educadores de São José dos Campos, garantindo assim a continuidade dos serviços de qualidade prestados aos munícipes.
A contratação dos servidores segue processo seletivo e concurso realizado em 2017.
Mais educadores
Serão contratados 980 profissionais por prazo determinado (I e II) para atuarem nas licenças e afastamentos superiores a 30 dias.
Ao longo do ano, outros 600 professores irão atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no curso regular da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos afastamentos inferiores a 30 dias.
A rede de ensino municipal de São José dos Campos passa a contar também com mais 300 educadores efetivos. A convocação dos professores efetivos teve início em novembro do ano passado.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.