Mais 1.880 novos educadores são contratados pela Prefeitura em 2019
Atualizado em 08/01/2019 - 18:27
Atribuição de aulas PD  08 01 2018
Durante essa semana, profissionais contratados por prazo determinado (I e II) participam do processo de atribuição de aulas no Cefe (Centro de Formação do Educador) - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Um total de 1.880 novos professores serão contratados pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, no decorrer deste ano de 2019.

Os educadores deverão preencher os cargos vagos por aposentadorias e abertos em razão da criação de novas salas de aulas, com as construções de novas unidades escolares, ampliação e reforma de outras unidades. A contratação prevê ainda suprir as necessidades temporárias e eventuais nas unidades escolares da rede municipal.

Durante essa semana, profissionais contratados por prazo determinado (I e II) participam do processo de atribuição de aulas no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado em Santana. Na atribuição, os professores se submetem à escolha de vagas e são encaminhados para exame médico.

Além de ensinar, a pedagoga Aline de Faria classifica a nova fase também como um aprendizado. “A gente ensina e aprende muito, estou com a expectativa de adquirir novos conhecimentos com os meus alunos”.

Grace Chavi citou o processo de formação, oferecido pela Prefeitura durante o período de HTC (Horário de Trabalho Coletivo), como uma oportunidade para agregar conhecimento. “Estar em contato com a sala de aula e com as formações oferecidas sobre a nova base enriquece o currículo. Visualizo, neste contrato, uma oportunidade de crescimento profissional e trocas”, afirmou.

O professor Wilson Miranda, que vai lecionar em 2019 para alunos do 5º ano, falou sobre os valores que a profissão de educador proporciona. “Ser professor é uma dádiva, você precisa gostar de ensinar, transmitir conhecimento. Vejo essa profissão como uma missão”, disse.

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, os novos servidores irão reforçar o time de educadores de São José dos Campos, garantindo assim a continuidade dos serviços de qualidade prestados aos munícipes.

A contratação dos servidores segue processo seletivo e concurso realizado em 2017.

Mais educadores

Serão contratados 980 profissionais por prazo determinado (I e II) para atuarem nas licenças e afastamentos superiores a 30 dias.

Ao longo do ano, outros 600 professores irão atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no curso regular da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos afastamentos inferiores a 30 dias.

A rede de ensino municipal de São José dos Campos passa a contar também com mais 300 educadores efetivos. A convocação dos professores efetivos teve início em novembro do ano passado.