Em 2 anos, 666 mil pessoas foram atendidas nas academias ao ar livre
Atualizado em 08/01/2019 - 15:54
Cemaf Avaliação Física  02 04 2018
Parceria com o CMAF promoveu avaliações físicas gratuitas com os frequentadores das academias nos dois últimos anos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Atividade física regular e atenção profissional são grandes e bons aliados na prevenção de doenças e na melhoria na qualidade de vida das pessoas. Foi sob essa premissa que os profissionais de Educação Física da Organização Social São José Desportivo, que trabalham no programa Cidade em Movimento, atenderam mais de 666 mil pessoas em 2017 e 2018.

Mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, o programa promove acompanhamento regular dos cidadãos que utilizam os equipamentos com professores, com o objetivo de evitar lesões e acelerar a evolução física de maneira saudável.

Ao todo, 666.427 mil atendimentos ao público foram registrados em dois anos. Só no ano passado, foram 311.741 pessoas acompanhadas nas 78 academias ao ar livre da cidade. Não houve registro de atendimentos de 2016.

Desde o final do primeiro semestre de 2017, todos os professores são contratados sob o regime CLT (Consolidação da Leis do Trabalho), que é gerenciado pela OS São José Desportivo, garantindo direitos aos trabalhadores como férias e 13º salário.

A região sul foi aonde as pessoas mais utilizaram o serviço em 2018, com 130.544 registros, ante 80.471 no ano anterior. Já as zonas norte e centro-oeste tiveram 107.416 atendimentos no ano passado contra 127.266 em 2017, enquanto que a área leste da cidade teve 73.781 e 93.014 munícipes beneficiados em 2018 e 2017, respectivamente.

Dona Isabel Carvalho, 67 anos, é moradora do Jardim Valparaíba e utiliza a academia ao ar livre há cerca de três anos e conta, com orgulho, que o trabalho do Cidade em Movimento a salvou de doenças que estão entre as consideradas ‘mal do século’: ansiedade e depressão.

“Costumo dizer que já nasci deprimida, com ansiedade. Mas, devido a fazer a academia e ter contato com o pessoal (outros munícipes), melhorei 100%. É outra vida, outra realidade, porque você fica em casa sem fazer nada e só pensa no que não presta. Foi o que melhorou”, disse Isabel, que atualmente recebe instruções na academia do Poliesportivo Vila Tesouro.

O acompanhamento dos professores do Cidade em Movimento acontece atualmente em dois períodos: entre 7h e 9h e 18h e 20h. As academias com maior demanda têm atendimento nos dois turnos, enquanto as com menos registros, um turno.

O período preferido dos cidadãos para a prática de exercícios nas Academias ao Ar Livre é o da manhã, onde foi registrado um total de 238.431 vezes a presença de usuários do programa no ano passado.

A opção de horários ajudou Dona Isabel a se adaptar à rotina como avó, arranjando tempo para cuidar de uma das netas sem se descuidar de si mesma. “Sempre fiz atividade física, mas tive que parar para cuidar da neta", afirmou.

No entanto, ela encontrou na academia ao ar livre uma válvula de escape para os horários restritos. Graças aos profissionais, hoje ela é muito mais autoconfiante e deixou de lado os tão indesejados medicamentos.

“Fiz muitos tratamentos, tomei muito calmante. Mas devido ir lá e conversar com as pessoas, melhorei bastante”. “Melhora muito a autoestima, você conversa e se relaciona melhor com as pessoas”, completou Isabel Carvalho.

Mais academias

Para servir melhor à população, a Prefeitura começou a ampliação da rede de Academias ao Ar Livre em novembro do ano passado, com a instalação de duas novas unidades, nas regiões norte e sudeste.

Em Altos de Santana, na zona norte, o Parque Alberto Simões foi contemplado também com o atendimento pela manhã dos profissionais da OS São José Desportivo. No local, foram 1.265 atendimentos aos cidadãos em 2018. Já na zona leste, a Vila São Bento recebeu o presente que veio ainda com uma quadra recreativa de futebol society, na esquina das ruas Parnaíba e Aguapeí.

Para este ano, está prevista a instalação de outras duas academias que deverão ser entregues até fevereiro, ambas na região sul, na Praça Natal (Parque Industrial) e Praça das Bandeiras (Bosque dos Eucaliptos).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida