Folia de Reis anima o domingo no Parque Vicentina Aranha
Atualizado em 06/01/2019 - 16:20
Dia de Santo Reis no Vicentina Aranha 06 01 2019
Quem foi ao parque teve a oportunidade de assistir à tradicional Folia de Reis - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Luiz Fischer
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Domingo de sol, calor e parque Vicentina Aranha lotado. O Dia de Reis foi celebrado em grande estilo em São José dos Campos. Quem foi ao parque teve a oportunidade de assistir à tradicional Folia de Reis.

O festejo, parte do encerramento natalino, aconteceu no entorno do quiosque São José, onde está instalado desde dezembro o presépio articulado que representa liturgicamente a natividade de Jesus. O evento foi realizado pela Irmandade dos Santos Reis, do bairro Novo Horizonte.

Além da comemoração da Folia de Reis, outras atividades ainda atraíram o público presente, como a Feira  Agroecológica Naturalmente, que acontece todo domingo das 9h às 13h30, com entrada pelo portão da avenida São João, e biblioteca ao ar livre, todos os domingos das 9h às 12h.

Com o forte calor, o parque ficou lotado. Famílias aproveitaram para fazer caminhadas, beber água de coco, tirar fotos e assistir a todas as atividades programadas.

O técnico de informática Guilherme dos Santos Brion, 28 anos, morador da região sul, estava com a esposa Catarine, 32 anos, e o filho Henrique, de 2 anos. “Todos deveriam conhecer as atrações, pois é um excelente lazer”, disse Catarine.

Folia de Reis

Em 6 de janeiro, é comemorado o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em celebração a este dia, tradicionalmente acontece a Folia de Reis, uma festa que faz parte do folclore brasileiro, composta por violeiros, cantos e fantasias festivas tradicionais.

A Folia é uma tradição que chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, no período colonial, e que com o tempo foi se compondo por manifestações culturais de diferentes etnias e povos, contando com diversas variações regionais, mas sempre mantendo a crença e devoção ao Menino Jesus, a São José, à Virgem Maria e aos Reis Magos


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×