Meu Pet Feliz realiza nesta sexta mais 125 castrações de cães e gatos
Atualizado em 31/01/2019 - 18:20
CCZ castração de cães e gatos  11 01 2019
Mais 125 animais foram convocados para castração nesta sexta-feira no Centro de Controle de Zoonoses - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O programa Meu Pet Feliz, da Prefeitura de São José dos Campos, realiza nesta sexta-feira (1º) mais uma etapa de castrações de cães e gatos no centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Foram convocados 125 tutores, que deverão levar seus animais no período das 9h às 17h, para realização do procedimento.

Para reduzir o número de faltas, o CCZ convocou os tutores por email e depois eles receberam uma ligação para que comparecessem à unidade para assinar um termo de compromisso, onde consta a data e horário da cirurgia. Eles também foram orientados sobre o pré e o pós-operatório dos seus pets.

Lançado em agosto do ano passado, o programa Meu Pet Feliz já realizou 1.170 castrações pelas 3 clínicas credenciadas para a realização dos procedimentos. São 898 cães (327 machos e 571 fêmeas) e 272 gatos (92 machos e 180 fêmeas). O programa prevê a realização de 5.000 castrações gratuitas no período de 1 ano.

O programa tem o objetivo de estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além do controle populacional, o programa promove a identificação destes animais, através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Convocação

O Programa de Bem-Estar Animal começou a convocar nesta quinta-feira (31), por email, mais 300 tutores para as castrações programadas para o dia 15 de fevereiro. Além do email, são feitas ligações para os telefones cadastrados e enviados SMS.

A coordenação do programa lembra que, ao receberem o email de convocação, os tutores devem comparecer ao CCZ para a assinatura de documentos com a data do agendamento da cirurgia.

A medida evita reduzir o número de faltas, o que atrapalha o cronograma das clínicas credenciadas e prejudica outras pessoas que estão esperando a vez para castrar seus animais.

IPTU

Os munícipes simpatizantes da causa animal podem colaborar com o programa Meu Pet Feliz, fazendo uma contribuição voluntária de qualquer valor (a partir de R$5) por meio do boleto solidário que acompanha os carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Toda arrecadação será destinada para incentivar a posse responsável, o controle populacional de cães e gatos, o atendimento médico veterinário e a instalação de microchip. O pagamento, neste caso, não é obrigatório.

Até esta última quinta-feira (31) já foram arrecadados R$ 13.537,21.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×