Integração reúne 300 novos professores efetivos da rede municipal
Atualizado em 31/01/2019 - 17:12
Integração de Novos Professores no CEFE 31 01 2019
Os novos educadores iniciarão os trabalhos a partir da próxima segunda-feira (4) - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realizou nesta quinta-feira (31), no Cefe (Centro de Formação do Educador), a integração de 300 novos professores efetivos.

No encontro, os educadores receberam orientações sobre as estruturas física e organizacional da Prefeitura, bem como as atribuições do cargo.

Formada há 9 anos, a pedagoga Kátia Mariano está cheia de planos para a nova fase. “Estou muito feliz com essa oportunidade, atuar como servidora pública municipal vai agregar bons conhecimentos e essa é uma grande conquista”, contou.

Morador da cidade vizinha, Paraibuna, o professor Diego Rocha já está com a mudança pronta para iniciar os trabalhos em São José dos Campos.

“É um acolhimento muito bom, deixa a gente por dentro de todas as atribuições que compete ao cargo. Ingressar e contribuir com a educação das crianças é muito importante, ser professor é um presente, uma realização”.

Os 300 novos educadores iniciarão os trabalhos nas escolas municipais a partir da próxima segunda feira (4).

Mais educadores

Um total de 1.880 novos professores serão contratados pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, no decorrer deste ano.

Os educadores deverão preencher os cargos vagos por aposentadorias e abertos em razão da criação de novas salas de aulas, com as construções de novas unidades escolares, ampliação e reforma de outras unidades. A contratação prevê ainda suprir as necessidades temporárias e eventuais nas unidades escolares da rede municipal.

Reforço na Educação

Desde 2018, os alunos da rede de ensino municipal contam com o apoio de um segundo professor nas séries de alfabetização. Esse profissional auxilia os professores dando o suporte necessário nas aulas e nas atividades. Cada escola conta com um professor extra.

Novas unidades

A Prefeitura de São José dos Campos abriu nesta quarta-feira (30) a licitação para a construção de três novas escolas de educação infantil.

Cerca de 1.200 vagas serão geradas com as novas unidades que serão construídas nos bairros Santa Hermínia e Paineiras I, na região leste; e Bosque dos Eucaliptos, na região sul.

O pacote de investimentos em Educação prevê ainda reforma e ampliação da Emei Maria José Guido, no Jardim Colonial, e reforma da Emef Marta Abib, no Jardim Satélite, ambas na região sul. Os projetos foram elaborados de acordo com a demanda dos próprios bairros.

Em 2017, foram entregues à população quatro unidades nos bairros Santa Edwiges e Campo dos Alemães, ambos na região sul; Alto da Ponte, região norte; e Jardim Monterrey, leste.

Em 2018, foram concluídos os Cedins Profª Maria Aparecida Segolin Rezende no bairro Pinheirinho dos Palmares e Profª Dejanira Moreira Machado dos Santos no bairro Setville, Altos de São José.