Educação vai receber mais R$ 21,3 mi em construção e ampliação de escolas
Atualizado em 30/01/2019 - 17:59
Nova escola do Setville vai atender 250 crianças. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-10-2018
Em 2018, foram concluídas duas unidades escolares, entre elas a escola Profª Dejanira Moreira Machado dos Santos no bairro Setville, Altos de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, abriu nesta quarta-feira (30) a licitação para a construção de três novas escolas de educação infantil.

Cerca de 1.200 vagas serão geradas com as novas unidades que serão construídas nos bairros Santa Hermínia e Paineiras I, na região leste; e Bosque dos Eucaliptos, na região sul.

O pacote de investimentos em Educação prevê ainda reforma e ampliação da Emei Maria José Guido, no Jardim Colonial, e reforma da Emef Marta Abib, no Jardim Satélite, ambas na região sul. Os projetos foram elaborados de acordo com a demanda dos próprios bairros.

Obras em andamento

Em construção no Residencial Pinheirinho dos Palmares, a escola municipal de ensino fundamental Maria Antonieta Ferreira Payar será uma das maiores unidades escolares municipais de São José dos Campos e atenderá os 1.100 alunos que estão na escola modular. Seguindo em bom ritmo de andamento, a Prefeitura deve concluir a obra ainda neste semestre.

Com 4.503,40m² de área construída, a nova unidade escolar terá um ginásio de 1.024m² e estacionamento com 2.087,90m² (incluindo espaço de circulação).

Com um investimento de R$ 9.779.209,11, a escola de ensino fundamental do Pinheirinho conta com 15 salas de aula, laboratórios de ciências e informática, salas de apoio pedagógico, artes e leitura. Para atividades programadas ou descanso nos intervalos de aula, os alunos terão à disposição um pátio coberto, com área de 400 m², e uma área descoberta, com jardins e bancos.

A instituição conta ainda com um ginásio coberto com quadra poliesportiva e vestiários (masculino e feminino). Nos banheiros haverá chuveiros para pessoas com deficiência (masculino e feminino).

Reforma e ampliação, em fase de conclusão

. Emei Prof° Luiz Sundfeld, no Galo Branco

. Emei Profª Rosana Scarpel da Silva, no Campo dos Alemães

. Instituto Materno-Infantil Profª Dimeia Maria Ferreira Diniz Endo, no Campos dos Alemães

. Cedin Profª Ignez Sagula Fossá, no Jardim Limoeiro

. Núcleo de Educação Infantil Profª Elza Maria Dias Mendonça, no Monte Castelo

. Emei Jardim Morumbi, no Morumbi

. Instituto Materno-Infantil Armilinda Locatelli de Macedo, na Vila Tesouro

. Emei José Antero Cursino dos Santos, no Jardim Satélite

Com a conclusão das reformas e ampliações outras 1.880 vagas serão criadas.

Mais vagas na educação infantil

O investimento na primeira infância é uma característica da atual gestão. Em 2017, foram entregues à população quatro novas unidades infantis nos bairros Santa Edwiges e Campo dos Alemães, ambos na região sul; Alto da Ponte, região norte; e Jardim Monterrey, leste.

Em 2018, foram concluídos os Cedins Profª Maria Aparecida Segolin Rezende no bairro Pinheirinho dos Palmares e Profª Dejanira Moreira Machado dos Santos no bairro Setville, Altos de São José.