City Tour São José e Mercado Vivo animam centro da cidade
Atualizado em 26/01/2019 - 19:44
CITY TOUR & MERCADO VIVO - 26-01-2019 - FOTO-LUCAS CABRAL
Agradável caminhada conta com a orientação de monitores de turismo - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Entender o que significa a estátua de um soldado com a bandeira nas mãos, em frente à rodoviária, ou descobrir detalhes sobre o primeiro ponto comercial da cidade, fundado em 1913, e que permanece em pleno funcionamento após quatro gerações.

Para conhecer melhor a cidade, a Prefeitura de São José dos Campos, inaugurou neste sábado (26) o Programa City Tour São José. O dia ensolarado também atraiu centenas de pessoas para o Mercado Vivo.

Regado a uma boa prosa, com direito a lembranças e trocas de experiências, o City Tour São José inclui uma agradável caminhada e orientação de monitores de turismo.

A atração, oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, chamou a atenção da administradora Cristiane Vilela.

Acompanhada dos filhos Maycon, de 10 anos, e Matheus, de 7, ela classificou a atividade como uma oportunidade de conhecer pontos que muitas vezes passam despercebidos.

“Em alguns lugares, passei diversas vezes e não imaginava que fazem parte do início da cidade. O passeio é importante no sentido histórico. Nasci em São José e, hoje, acompanhada dos filhos, descobri fatos que não conhecia", contou.

Mais do que prestar atenção nas explicações, a engenheira florestal Mayra Bonfim fez questão de eternizar cada parada com registros fotográficos.

“Moro em São José dos Campos há dois anos. Gosto muito de passear pelo centro da cidade. Quando soube, pelo Facebook da Prefeitura, que aconteceria o passeio, fiz questão de participar”, concluiu.

Para o gestor cultural Nilton Blou, o passeio representa uma fonte de conhecimento. “Nasci na Vila Rossi, perto de Santana, e na minha opinião esse passeio precisa fazer parte da vida de todos os joseenses. Existem fatos relatados nesta atividade que as pessoas nem imaginam”, afirmou.

Com duração de aproximadamente duas horas, o programa City Tour São José tem como objetivo apresentar para munícipes e visitantes, os principais pontos históricos da área central de São José dos Campos por meio de caminhada. A atividade gratuita conta ainda com a orientação de monitores de turismo. A atração acontece todos os sábados com turmas de até 20 pessoas, com saídas às 9h e às 11h.

Roteiros

Além da caminhada pelo centro da cidade, o programa City Tour realiza também um roteiro de ônibus para visitação aos principais pontos históricos, museus e parques do município. O roteiro com ônibus deve ocorrer somente a partir das próximas semanas. Para melhor comodidade durante a caminhada, a organização orienta aos participantes o uso de roupas leves, tênis e que levem água.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela Central 156.

Roteiro
- Saída às 9h ou às 11h, da Igreja Matriz (Praça Padre João)
- Banhado
- Rua Siqueira Campos
- Casa Confiança
- Mercado Municipal (visita ao programa Mercadão Vivo)
- Museu Arte Sacra
- Biblioteca Cassiano Ricardo
- Praça Cônego Lima
- Escola Olímpio Catão
- Museu Municipal
- Praça Afonso Pena
- Igreja São Benedito

Mercado Vivo

O sábado também foi de Mercado Vivo. A apresentação musical do Sopro Caipira, um grupo instrumental de São Luiz do Paraitinga que traz em seu repertório um resgate dos clássicos da música caipira raiz, além de choros, sambas, dobrados, entre outros, chamou a atenção da Juliana e Lucas Braga, moradores do Jardim Ismênia (zona leste). O casal deu uma paradinha nas compras para contemplar a atração musical.

“A gente ouviu a música, achou interessante e resolveu parar e apreciar um pouco”, contou Lucas.

Juliana disse que a atração é uma boa opção para sair da rotina. “Deixa o sábado diferente.”

Além da atração musical, o Mercado Vivo promove também a feira de artesanato na Travessa Chico Luiz. Também fica disponível aos interessados a visitação ao Museu de Arte Sacra, que funciona junto à Capela Nossa Senhora Aparecida. Toda a programação é gratuita.

A feira de artesanato é coordenada pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Já a programação musical integra o projeto Circulação, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O programa Mercado Vivo é realizado desde julho passado.