Casa do Idoso Sul recebe primeira pré-conferência de saúde
Atualizado em 26/01/2019 - 19:01
PRE CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAUDE - 26-01-2019 - FOTO-LUCAS CABRAL
Propostas apresentadas neste sábado (26) foram divididas em três grupos temáticos - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Saúde

Cerca de 80 pessoas participaram, na manhã deste sábado (26), da primeira das seis pré-conferências que precedem a 13ª Conferência Municipal de Saúde de São José dos Campos.

O encontro promovido pela Prefeitura e pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde), na Casa do Idoso Sul, foi aberto para toda população.

O aposentado Artur Pinheiro classificou a ação como uma oportunidade para esclarecer aos munícipes dúvidas relacionadas à saúde.

“Esse encontro é o princípio democrático do cidadão se manifestar. Neste espaço, podemos apontar as principais demandas e entender, por exemplo, o processo de recursos e subsídios destinados para a saúde”, pontuou.

Para Laura Nogueira, conselheira dos usuários do Comus, as pré-conferências representam um estreitamento entre governo e usuários. “Fazer parte deste processo é muito importante. A sociedade joseense precisa participar mais, para entender o processo e ações relacionadas à saúde”, concluiu.

Temas

As propostas apresentadas neste sábado (26) foram divididas em três grupos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

As diretrizes da conferência são definidas pelo governo federal e a desta edição tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

O objetivo das pré-conferências é orientar os debates, apresentar o tema central, as propostas e os eixos temáticos, além de escolher os delegados que participarão da conferência, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.

Para participar como membro da 13ª Conferência Municipal de Saúde, como delegados e observadores, é necessário que o munícipe participe de pelo menos uma das pré-conferências.

Na Conferência Municipal serão colhidas as propostas e escolhidos os representantes do município que participarão da conferência regional. Após o encontro regional, será realizada a Conferência Estadual. Já a Conferência Nacional chega este ano a sua 16ª edição e será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Calendário das próximas pré-conferências

Região Sudeste (Fundhas Putim)

02/02/2019 – 8h às 13h

Região Leste/ Eugênio de Melo (Emef Palmira Santana)

16/02/2019 – 8h às 13h

Região Centro-Oeste (Casa do Idoso Centro)

23/02/2019 – 8h às 13h

Região Norte (Casa do Idoso Norte)

09/03/2019 – 8h às 13h

São Francisco Xavier (Emef Mercedes Rachid Edwards)

Est. Mun. Pedro David, 19251 – São Francisco Xavier

13/03/2019 – 18h às 22h

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde