Primeira pré-conferência de saúde acontecerá na Casa do Idoso Sul
Atualizado em 25/01/2019 - 15:12
Casa do idoso Sul  fachada  17 01 2019
Qualquer munícipe interessado na política de saúde do município, maior de 16 anos, poderá participar do encontro - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A primeira das seis pré-conferências que precedem a 13ª Conferência Municipal de Saúde de São José dos Campos acontece neste sábado (26), das 8h às 13h, na Casa do Idoso Sul (Avenida Andrômeda, 2.601, Bosque dos Eucaliptos).

Qualquer munícipe interessado na política de saúde do município, maior de 16 anos, poderá participar do encontro, promovido pela Prefeitura e pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde). As inscrições serão feitas momentos antes do início do evento.

As diretrizes da conferência são definidas pelo governo federal e a desta edição tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. É o fórum de proposição das diretrizes para a formulação das políticas de saúde dos municípios.

O objetivo das pré-conferências é orientar os debates, apresentar o tema central, as propostas e os eixos temáticos, além de escolher os delegados que participarão da conferência, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.

Nas pré-conferências as propostas serão apresentadas e discutidas em grupos temáticos e deverão, necessariamente, estar relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos, devendo cada grupo apresentar no máximo cinco propostas para leitura na plenária final da pré-conferência. Os três eixos temáticos são: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Para participar como membro da 13ª Conferência Municipal de Saúde, como delegados e observadores, é necessário que o munícipe participe de pelo menos uma das pré-conferências.

Na conferência municipal serão colhidas as propostas e escolhidos os representantes do município que participarão da conferência regional. Após o encontro regional, será realizada a conferência estadual. Já a conferência nacional chega este ano a sua 16ª edição e será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília (DF).

Calendário das pré-conferências

Região Sul (Casa do Idoso Sul)
26/01/2019 – 8h às 13h

Região Sudeste (Fundhas Putim)