Prefeitura faz parceria com a FGV para preparar novo sistema de transporte
Atualizado em 25/01/2019 - 10:44
Transporte Coletivo 23 02 2018
O trabalho vai preparar o município para a nova concessão, prevista para 2020/2021, visando a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) firmaram, nesta quinta-feira (24), um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade.

O trabalho vai preparar o município para a nova concessão do transporte público, prevista para 2020/2021, visando a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

O plano de trabalho da FGV será desenvolvido em nove etapas que incluem diagnóstico do sistema atual, microssimulação de integração com outros modais de transporte, estudos jurídicos regulatórios, econômicos e financeiros, acompanhamento e a implementação das propostas apontadas no estudo após a licitação do novo sistema.

Os estudos também vão incrementar a tendência adotada pelo município nos últimos dois anos de incorporar soluções tecnológicas para ampliar e trazer mais qualidade aos deslocamentos diários dos usuários, facilitando o acesso das pessoas aos serviços públicos.

Nova concessão

Após mais de 10 anos de concessão, os contratos com as três empresas que operam atualmente o sistema de transporte de São José dos Campos caminham para a fase final.

O trabalho da FGV vai preparar a nova concessão do transporte público de São José para a implantação de um sistema moderno, eficiente, inovador e que atenda às necessidades da população.

A publicação do edital de licitação para a nova concorrência do transporte público está prevista para o segundo semestre de 2019.

Sistema atual
Empresas que operam na cidade:
.CS Brasil
.Expresso Maringá