Com melhorias e nova unidade, PEVs recebem 113 mil ton de resíduos em 2 anos
Atualizado em 23/01/2019 - 11:25
Pev no bairro jardim Copacabana na zona leste
Funcionário organiza entulhos em caçamba no PEV do Jardim Copacabana, na zona leste - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

As melhorias implementadas pela atual Administração nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos) foram aprovadas pela população e contribuíram para a ampliação do atendimento, resultando no recolhimento de 113.827 toneladas de resíduos de entulho e lixo em 2017 e 2018.

Em 2018, as unidades receberam 57.620 toneladas, um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior (56.207 toneladas).

Nos dois anos, foram retiradas 22.067 caçambas, contendo entulho, madeira, resto de poda, gesso e amianto.

Também foram entregues 244.158 produtos nos 13 PEV's espalhados pela cidade, incluindo sofás, TV's, móveis, colchões, eletroeletrônicos, lâmpadas, pneus e pilhas, entre outros.

Melhorias

A abertura das unidades também aos domingos, desde novembro de 2017, e a implantação do Eco-PEV da zona sudeste em setembro de 2018 foram os principais fatores para aumento do número de frequentadores.

A atual Administração realizou diversas melhorias nos PEV's. Com a ampliação do horário de funcionamento, os munícipes agora podem levar os resíduos de entulhos às unidades todos os dias da semana, evitando o acúmulo dentro das residências.

Desde o início de 2017, os PEV's foram reestruturados, a gestão foi incrementada e o serviço e o atendimento à população foram aprimorados.

Para liberar para uso da população, a Secretaria de Manutenção da Cidade realizou em 2017 a limpeza das caçambas, dando a destinação correta para os materiais.

No trabalho de ampliação do combate ao descarte irregular de lixo também foram fechados 17 entulhódromos nas zonas sul, leste e sudeste.

A Prefeitura orienta os munícipes a fazerem a destinação correta de lixo reciclável e entulho no PEV mais próximo de suas residências. O descarte de entulho em terrenos ou ruas pode acarretar multas de até R$ 15 mil (lei municipal 7815/09 e lei municipal 8206/10).

Novos PEV's

Além das melhorias, a Prefeitura também está implantando novas unidades, cumprindo compromisso assumido com a população através do Plano de Gestão.

O PEV do Jardim Santa Luzia/Putim, o 13º da cidade e o primeiro da zona sudeste, entrou em funcionamento em setembro de 2018, atendendo reivindicação antiga dos moradores daquela região.

Agora em fevereiro, será entregue a unidade do distrito de São Francisco Xavier, elevando para três o número de PEV's na zona norte.

Sustentabilidade

Os PEV's do Santa Luzia/Putim e o de São Francisco têm conceitos inovadores do ponto de vista ambiental. Os Eco-PEV's são instalações modelo de sustentabilidade, incluindo parede de solo-cimento, sistemas de captação de água de chuva, teto verde, tratamento sustentável de águas residuais e jardins de chuva, entre outros mecanismos. 

O objetivo é que, além de receber materiais descartados, seja referência de boas práticas ambientais para a comunidade local mostrando que praticamente tudo pode ser reaproveitado, agregando valor aos materiais e evitando-se impactos ambientais. 

Os demais PEV's que forem implantados também adotarão este modelo de sustentabilidade.

Vida facilitada

O PEV é parte de um sistema integrado de gestão de resíduos da construção civil e é voltado para os pequenos geradores, usuários domésticos que produzem até um metro cúbico de resíduos (equivalente a uma caçamba de um pequeno utilitário).

As unidades facilitam o dia a dia da população, contribuindo para que os resíduos de construções e de podas e capinas não sejam jogados na beira de córregos, em áreas verdes e outros terrenos da cidade, evitando a poluição e a contaminação do solo.

A operacionalização é realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade, que recebe, separa, armazena e promove a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Funcionamento dos PEV's

Horários:

- De segunda-feira a sábado, das 8h às 17h

- Aos domingo, das 8h às 12h

- Em geral, não abre aos feriados

 

Locais:

Sudeste

• Santa Luzia - Putim (avenida Vicente Brandão Ferreira, 293)

 

Zona Sul:

 Campo dos Alemães (avenida dos Evangélicos, 601)

 Dom Pedro 2º (rua Trinta e Sete, 130)

 Residencial Gazzo (rua Arcílio Moreira da Silva, ao lado do cemitério Colonia Paraíso)

 31 de Março (rua Guidoval, 100)

 Jardim Satélite (rua Estrela Dalva, 135)

 Parque Interlagos (rua Ubirajara Raimundo de Souza, 21)

 

Zona Leste:

 Galo Branco (avenida Benedito Luiz de Medeiros, 811)

 Parque Novo Horizonte (rua dos Topógrafos, esquina com avenida Tancredo Neves)

 Jardim Copacabana (rua Charles Diamond, em frente à praça Joaquim Figueira de Andrade)

 

Zona Norte:

 Altos de Santana (avenida Alto do Rio Doce, 1075, ao lado da Escola Municipal Vera Babo de Oliveira)

 Vila Jaci (rua Xavantes, 367)

 

Região Central:

 Martins Pereira (rua Ana Gonçalves da Cunha, 370, ao lado do estádio)


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×