Cephas recebe mais de 700 alunos para os cursos técnicos nesta quinta-feira
Atualizado em 23/01/2019 - 18:38
Entrada dos candidatos do Vestibulinho do Cephas 10 06 2018
Para os calouros que foram selecionados no último vestibulinho haverá uma programação diferenciada - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Quitéria Melo
Fundhas

Mais de 700 alunos começam, nesta quinta-feira (24), as aulas no Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Para os veteranos, a data marca o retorno às atividades letivas. Para os calouros que foram selecionados no último vestibulinho haverá uma programação diferenciada, já que para eles será o primeiro contato com a escola. 

Os novatos participarão de uma palestra e vão conhecer o Manual do Aluno, onde consta os direitos e deveres como uso do uniforme, regras, horários, postura acadêmica, entre outros.

A assessoria pedagógica apresentará o sistema de avaliação por competências – a metodologia utilizada pela escola e desconhecida pelos  alunos que vêm de escolas públicas, onde o sistema de avaliação são os conceitos A, B ou C, por exemplo.

No Cephas, a avaliação se dá através de indicadores que apontam que o estudante possui as competências ligadas ao perfil profissional do curso técnico escolhido por ele.

São avaliados os resultados dos três pilares da educação, preconizados pela LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), ou seja, para que o aluno seja aprovado ele deve apresentar conhecimento, habilidade e atitudes necessárias ao profissional.

Para exemplificar, o estudante do curso de Administração deve dominar, entre outras questões, folha de pagamento, plano de negócios, noções de contabilidade, controle de processo de produção (logística). Ou seja, ele precisa ter todos os conhecimentos exigidos pelo curso escolhido para que ele possa atuar no mercado de trabalho.

Na sexta-feira (25),  será apresentada a especificidade de cada curso, bem como os componentes curriculares para que o aluno possa se certificar de que fez a escolha adequada. Ele pode tirar dúvidas para que, na segunda-feira (28), cada um possa ir para a sala de aula com todos os questionamentos sanados.

As aulas no Cephas acontecem nos três períodos (manhã tarde e noite) e a escola oferece os cursos técnicos em Administração, Edificações, Eletrônica, Enfermagem, Hospedagem, Mecânica, Manutenção de Aeronaves e Química.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos. 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×