Bibliotecas públicas estão com atividades diferenciadas neste mês de férias
Atualizado em 23/01/2019 - 17:12
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Oficinas, exposições e cinema na biblioteca são algumas das atrações oferecidas à população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Aproveitar o período de descanso para colocar a leitura em dia é a proposta da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, que realiza até o dia 31 deste mês, das 8h às 16h50, a exposição “Literatura de Férias”.

A atividade proporciona uma viagem pelas estruturas narrativas, como contos de ficção científica, histórias em quadrinhos, criação poética, literatura de cordel, entre outros estilos. E para quem deseja conhecer cada cantinho da biblioteca, nesta quinta-feira (24) tem visita monitorada em dois horários, às 9h ou às 14h. A atividade em grupo conta com apresentação do vídeo histórico-institucional que marca o cinquentenário da biblioteca e, na sequência, um tour pelas dependências do prédio.

Na oficina de criatividade “Cadernos Decorados”, os participantes terão a oportunidade de aprender como encapar um caderno com tecido e, a partir dai, criar modelos personalizados. Com inúmeras utilidades, os cadernos podem servir de agenda, livro de receitas ou até mesmo serem comercializados com um design exclusivo. As técnicas para a elaboração da arte serão ministradas na próxima terça-feira (29) em dois horários, das 8h às 10h30 ou das 14h às 16h30.

Para participar da oficina de cadernos decorados o interessado precisa levar um caderno espiral de capa dura, grande ou pequeno; meio metro de tecido liso e meio metro de tecido estampado de sua preferência; fita de cetim; sianinhas; fio rústico; cordão de paetês; bicos de renda; botões; e outros aviamentos/enfeites para enfeitar a peça.

No dia 30, às 14h, a oficina prática “Expressão Corporal” promove o reconhecimento das afinidades corporais com atividade criativa por meio do contato, ritmo e movimento em grupo.

Segue até o dia 31 a exposição “A biblioteca sob olhar de seus leitores”, uma mostra comemorativa aos 50 anos da Biblioteca Cassiano Ricardo, com a apresentação das peculiaridades dos livros na vida de 15 leitores escolhidos para representar os mais de 61 mil munícipes cadastrados da instituição.

A cidade de São José dos Campos conta ainda com outras três bibliotecas municipais. Leitura na árvore, visita monitorada, jogos e passatempos são algumas das atrações preparadas para o público da biblioteca pública “Hélio Pinto Ferreira”, localizada no Jardim das Indústrias, região sul da cidade.

Eugênio de Melo e Campo dos Alemães

No distrito de Eugênio de Melo, a biblioteca Helena Molina oferece atrações como oficina recreativa, cinema na biblioteca e a exposição “Visitando São José dos Campos nas férias”.

Localizada no Campo dos Alemães, na biblioteca Jansen Filho o púbico pode conferir, durante este mês, atrações como oficinas recreativas e de reciclagem, leitura na árvore, cinema na biblioteca, contação de história e a exposição “Conhecendo São José dos Campos”, que apresenta os pontos turísticos da cidade por meio de uma maquete. Acesse a programação mensal completa.

Serviço:

Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo” (rua XV de Novembro, 99, centro)

Telefones: (12) 3921-6330/ 3923-2275 | Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45

Biblioteca Pública “Hélio Pinto Ferreira” (rua Professor Henrique Jorge Guedes, 57, Jardim das Indústrias)

Telefone: (12) 3931-2549 | Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h50

Biblioteca Pública “ Helena Molina” (praça Emília Molina, 77, Eugênio de Melo)

Telefone: (12) 3905-3001 | Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h50 e das 13h às 16h50

Biblioteca “Jansen Filho” (rua Mário Antônio Abrantes da Fonseca, 410 - Campo dos Alemães)

Telefone:(12) 3966-8352 | Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira 8h15 às 12h/13h às 16h40