Viadutos que ligam à região central passam por reparos
Atualizado em 21/03/2019 - 15:40
Restauração Viaduto Rui Barbosa  21 01 2019
No momento, os serviços estão sendo executados no viaduto que liga o centro à avenida Princesa Isabel, em Santana - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos está executando serviços de reparos em quatro viadutos da região central para recebimento de pintura. Com valor de R$ 126.251,83 e prazo para término em 3 de março, a manutenção está sendo realizada nos pilares, nas vigas e na parte de baixo dos tabuleiros.

Dois deles, que ligam o centro à região do Jardim Paulista sobre a avenida Teotônio Vilela, já estão com os trabalhos concluídos. No momento, as equipes da empresa contratada, a GBVT Engenharia e Construções, estão fazendo a manutenção no viaduto de acesso à avenida Princesa Isabel, em Santana (norte).

No viaduto de ligação com a avenida Rui Barbosa, na mesma região, os trabalhos serão realizados nos fins de semana devido à interferência no trânsito, já que há a necessidade de interditar uma faixa de rolamento da via pública. Os locais estarão sinalizados para orientação dos motoristas.

A recuperação compreende o uso de produto especial contra a corrosão para proteger a ferragem de vigas, pilares e tabuleiros. Uma pintura especial é aplicada nas partes danificadas, que recebem cola e argamassa de alta resistência.

Pintura dará mais segurança aos motoristas

Os viadutos da cidade recebem cuidados constantes por parte da Prefeitura. Agora todos eles serão pintados, com o edital da licitação para o serviço na fase final de elaboração.

No ano passado, foram pintadas muretas, gradis e guarda-corpos dos viadutos do Parque Industrial (Kanebo), na região sul, e outros quatro no centro expandido, localizados nas avenidas Nélson D'Ávila e José Longo e nas ruas Paraibuna e José Paula da Silva (Vila Betânia).

Também foram beneficiados os viadutos do Anel Viário sobre o córrego Vidoca (ligação centro–sul), ao lado do Thermas do Vale (região oeste), e do Jardim das Indústrias sobre a Via Dutra, próximo da Johnson.

Este serviço teve como objetivo garantir mais segurança aos motoristas, principalmente à noite. A ação também contribui para deixar a região central e os bairros mais atraentes para os moradores e visitantes. Posteriormente, serão pintadas as pilastras de sustentação e as partes inferiores dos viadutos.