São José tem o melhor serviço de limpeza pública e ainda aumenta índice de iluminação
Atualizado em 22/01/2019 - 15:31
Equipe de varrição da Urbam 18 09 2108
Serviço de limpeza pública manteve a liderança no ranking de satisfação da população joseense - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

São José dos Campos manteve a liderança no ranking de satisfação da população referente aos serviços de limpeza pública no quarto trimestre de 2018, em relação às dez maiores cidades do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Melhorou ainda mais a pontuação do serviço de manutenção da iluminação pública – passando da quinta para a segunda colocação.

Na pesquisa referente à limpeza pública, a pontuação que mostra o alto grau de satisfação da população ainda cresceu de 722 para 725 no quarto trimestre de 2018, em relação ao semestre anterior. Sorocaba alcançou o segundo lugar com 660 pontos.

Em relação aos serviços de coleta de resíduos sólidos, a cidade ocupa a segunda colocação com 786 pontos – apenas dois dígitos abaixo de Campinas.

Na comparação entre os 16 serviços prestados pelo próprio município, a coleta de resíduos ocupa a primeira colocação no grau de satisfação da população. Os serviços de iluminação estão na quarta e de limpeza pública estão na quinta colocação.

97% dos entrevistados aprovam os serviços de coleta de lixo (apenas 3% de ruim e péssimo). A iluminação é aprovada por 95%.

As pesquisas da Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios moradores. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos. Foram ouvidos 600 moradores da cidade.