Prazo para inscrição no Pró-Estudo termina nesta quarta-feira
Atualizado em 22/01/2019 - 18:24
Vestibular do Pró-Estudo na Etep. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 22-07-2018
Pró-Estudo oferece 722 bolsas de estudo a moradores de São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Termina nesta nesta quarta-feira (23) o prazo de inscrições para mais 100 vagas no Programa Pró-Estudo, que oferece bolsas de ensino superior a estudantes sem condições financeiras de pagar por cursos de nível universitário.

Com essas oportunidades, serão 722 bolsas oferecidas pela Prefeitura de São José dos Campos desde julho de 2018. A ampliação do programa é fruto de negociação entre a Prefeitura e as instituições de ensino.

Para participar, é preciso acessar o site da Etep Faculdades ou da Faculdade Bilac. O processo seletivo será realizado de acordo com a nota do Enem 2018.

As oportunidades, em 35 diferentes áreas, são oferecidas pelas instituições que se credenciaram para trocar dívidas que possuem com o município por bolsas em cursos da modalidade presencial.

Critérios

Para participar do programa, o estudante deve necessariamente morar em São José dos Campos há no mínimo um ano e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. Se frequentou instituição particular, precisa ter sido na condição de bolsista integral.

O estudante interessado precisa ainda ter renda familiar bruta inferior a três salários mínimos. Não são consideradas, para efeito do cálculo de renda, valores obtidos em serviços extraordinários, adicionais noturnos, gratificação de férias, rescisões de contrato e seguro desemprego.

O Pró-Estudo foi viabilizado pelo decreto 17.851, que regulamentou a lei complementar 601/2017, responsável por autorizar a Prefeitura a compensar créditos tributários, inscritos ou não em dívida ativa, mediante a concessão de bolsas de estudos em cursos presenciais de graduação.