Fundhas investe na capacitação de funcionários para retorno das atividades
Atualizado em 22/01/2019 - 18:12
Capacitação Cozinheiras
O grupo de cozinheiras da Fundhas tem recebido instruções sobre segurança no trabalho, manuseio de alimentos, horta urbana e outros temas durante capacitação - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Nesta semana, a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) inicia uma série de eventos para capacitar cozinheiras, assistentes sociais, educadores, professores e demais funcionários. Os encontros têm por finalidade preparar os colaboradores para o retorno das atividades deste ano visando melhorias no atendimento às crianças e aos adolescentes, além de possibilitar a interação dos profissionais.

As crianças e adolescentes da Fundhas são fãs da alimentação recebida nas unidades. E para alimentar os mais de 2.400 alunos, a fundação conta com um time de cozinheiras, nutricionista e profissionais da área que elaboram o cardápio de acordo com as necessidades de cada faixa etária.

Durante esta semana, 22 cozinheiras têm se reunido para reforçar conhecimentos sobre segurança e cuidados na manipulação de alimentos durante a capacitação. A programação conta com uma competição no estilo “master chef”.

Nesta terça-feira (22), as funcionárias tiveram de correr contra o tempo no preparo de um prato salgado com palmito de bananeira. De forma descontraída, a mulherada colocou a mão na massa utilizando ingredientes naturais que foram degustados por colegas da Unidade Sede, no Parque Industrial.

“Essa formação é ótima, a gente aprende bastante coisa e tira dúvidas. Além de ajudar no dia a dia na Fundhas, o aprendizado me ajuda lá fora, em casa quando cozinho para a família. Me sinto realizada como cozinheira, amo o que faço e é gratificante receber o carinho das crianças. Eles terminam de comer e já vêm conversar com a gente, abraçam e agradecem. É bom demais”, contou Izaura Fernandes de Oliveira, 59 anos, sendo 16 deles como cozinheira na instituição.

“Estou aprendendo muito com a equipe da cozinha e também com as crianças. A cada dia aprendo algo novo e recebo o apoio das outras cozinheiras, tem sido uma experiência maravilhosa”, disse Rosilene Lima, 37 anos, na Fundhas há 6 meses por meio do programa Pró-Trabalho, da Prefeitura.

Nesta quinta-feira (24), o grupo de “master chefs da Fundhas" tem novo desafio: preparar um prato doce com frutas orgânicas. A dinâmica acontece das 13h30 às 16h, no Centro de Estudos Ambientais, que fica na Sede (rua Santarém, 560, Parque Industrial).

Interação e formação

Um grupo com 25 assistentes sociais também passa por capacitação. Os encontros acontecem desde segunda-feira (21) no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte, e abordam temas como vulnerabilidade social, saúde dos adolescentes, atendimento a pessoas com deficiência, entre outros. O evento tem a participação de convidados e parceiros da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

No dia 4 de fevereiro é a vez dos educadores e professores da Deca (Divisão da Criança e Adolescente) e da Divisão de Empregabilidade se reunirem. Cerca de 200 profissionais irão participar de um momento de integração e formação pautado nos valores fundamentais da Educação e na importância de vínculos sociais. O evento acontece das 8h às 15h30 no Parque Tecnológico, na região leste.

Desafio "Master chef" das cozinheiras da Fundhas

Data: 24/01 (quinta-feira), a partir das 13h30