Sábado começa a pré-conferência da Saúde promovida pela Prefeitura e Comus
Atualizado em 21/01/2019 - 14:33
Casa do idoso Sul  fachada  17 01 2019
A primeira pré-conferência já está programada para o dia 26 de janeiro (sábado), na Casa do Idoso Sul, e as inscrições podem ser feitas na hora - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (Comus), iniciou os preparativos para a realização da 13ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana. A conferência é o fórum de proposição das diretrizes para a formulação das políticas de saúde dos municípios.

Antes da conferência serão realizadas seis pré-conferências, em todas as regiões da cidade, para garantir a ampla participação da população. A primeira já está programada para o dia 26 de janeiro (sábado), na Casa do Idoso Sul, e as inscrições podem ser feitas na hora (veja calendário abaixo).

O tema central, definido pelo governo federal, é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, será desenvolvido em três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS e Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde – SUS. O objetivo das pré-conferências é orientar os debates, apresentar o tema central, as propostas e os eixos temáticos, além de escolher os delegados que participarão da conferência em março.

As propostas serão apresentadas e discutidas em grupos temáticos e deverão necessariamente estar relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos, devendo cada grupo apresentar no máximo cinco propostas para leitura na plenária final da pré-conferência.

Poderão participar como membros da 13ª Conferência Municipal de Saúde todas as pessoas interessadas na política de saúde do município que tenham participado de pelo menos uma das pré-conferências, até o total de 500 participantes, nas condições de delegados e observadores.

A conferência municipal é o espaço para participação popular e apresentação de propostas, além de escolher os representantes do município que participarão da conferência regional. Após o encontro regional, será realizada a conferência estadual. Já a Conferência Nacional chega este ano a sua 16ª edição e será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Calendário das Pré-Conferências

Região Sul (Casa do Idoso Sul)

26/01/2019 – 8h às 13h

Região Sudeste (Fundhas Putim)