Alunos da rede municipal expõem trabalho sobre hanseníase no Paço Municipal
Atualizado em 15/01/2019 - 17:21
Janeiro Roxo no Paço
Os trabalhos alusivos à hanseníase, elaborados por alunos de escolas municipais, estão expostos no Paço Municipal - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A campanha “Janeiro Roxo”, que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, chegou a locais de grande movimentação de público. Nesta semana, cartazes alusivos ao tema, elaborados por alunos de três escolas municipais de ensino fundamental, estão expostos no Paço Municipal.

Os cartazes foram elaborados pelos alunos participantes do projeto “Hanseníase – Você Sabia”, desenvolvido numa parceria das secretarias de Saúde e Educação. Este projeto teve início durante a campanha estadual de combate à hanseníase, realizada em outubro, e teve como público-alvo alunos do 6º ano das escolas Álvaro Gonçalves, Maria Antonieta e Emmanuel Antônio dos Santos.

Em sala de aula, eles foram incentivados pelos professores a pesquisar sobre o assunto e desenvolver trabalhos criativos, que abordassem a doença, as formas de prevenção e tratamento e, principalmente, ajudassem a diminuir o estigma e o preconceito existente em torno da doença.

Além do Paço Municipal, os trabalhos serão expostos no Poupatempo e no Terminal Rodoviário Central (Rodoviária Velha). Também serão realizadas ações educativas nas salas de espera e nos atendimentos individuais ou em grupos das unidades de saúde.

A campanha “Janeiro Roxo” é uma iniciativa da organização Mundial de Saúde, que estipulou o último domingo de janeiro como Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. A campanha, que começou na segunda-feira (14) e prossegue até o dia 31 de janeiro, tem o objetivo de divulgar informações sobre os sinais e sintomas da doença, conhecida popularmente como lepra.