Reforma geral no abrigo Viva Masculino oferece até oficinas de qualificação
Atualizado em 14/01/2019 - 21:41
Abrigo VIVA Masculino
Fachada do Abrigo Viva Masculino, totalmente reformado e readequado para o atendimento aos moradores em situação de rua - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, concluiu a reforma e adequações no Abrigo VIVA Masculino, realizadas nos últimos meses. Com isso, os moradores em situação de rua, que buscam por novas oportunidades, terão um espaço mais apropriado. 

Foram trocadas camas e colchões; abertas novas portas de segurança, em caso de emergência; o refeitório foi ampliado; mais um banheiro foi construído; os chuveiros agora são com aquecimento à gás; novos armários individuais foram colocados para que todos possam guardar seus pertences pessoais; além de canis e gatis que foram construídos para que os animais possam ficar perto de seus donos.

O abrigo também ganhou um novo espaço para oficinas de qualificação profissional nas áreas de barbearia, informática e horta vertical, para que todos tenham a possibilidade de gerar renda. Essas oficinas têm como objetivo um novo olhar sobre a própria vida para a reinserção social, um trabalho realizado juntamente com a ampliação da equipe de assistente social que, em trabalho individualizado com os abrigados, irá ajudá-los a superar as dificuldades, como por exemplo, a reinserção no âmbito familiar e na autonomia da própria vida.

Como o abrigo tem o caráter transitório, o objetivo da Administração é fazer com que os moradores em situação de rua aproveitem a oportunidade para se reorganizar e seguir o caminho de forma independente.

É importante ressaltar que esse trabalho de reinserção já vem sendo realizado pelas equipes dentro do abrigo. Como resultado desta iniciativa está a oportunidade que 10 abrigados estão tendo em participar como bolsistas do programa Pró-Trabalho.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×