Qualifica inicia 2019 com 520 vagas para cursos gratuitos de capacitação
Atualizado em 14/01/2019 - 18:01
Curso Qualifica - food truck. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 11-06-2018
Ao longo do ano, os cursos gratuitos do Qualifica vão desde brigadeiro gourmet à robótica - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou as inscrições para os primeiros cursos de 2019 do programa Qualifica São José de capacitação profissional. Os cursos são gratuitos. A coordenação é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Os cursos visam preparar os candidatos para o mercado de trabalho, com mais chances para a empregabilidade e geração de renda. As inscrições devem ser feitas diretamente no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.b/qualifica) ou pela Central 156.

Nesta primeira etapa serão oferecidos 16 cursos, com 520 vagas, em diversas áreas. Os cursos oferecidos pelo Programa Qualifica ocorrem em parceria com instituições renomadas como o Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional da Indústria), Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Somente na área de gastronomia, estão sendo oferecidos três cursos, no Sesi: Colomba Pascal, Trufas e bombons e, Quiches e Suflês. Também estão sendo iniciados cursos como: Empreendedorismo (Sesi), Ponteador (soldador/Senai), Auxiliar de Eletricista de climatização e Refrigeração (Senai) e Barbearia (Fundo Social), entre outros. As  inscrições terminam no período de 24 de janeiro a 6 de fevereiro, conforme o curso escolhido.

Observatório do Trabalho

Os cursos do Programa Qualifica são voltados para as necessidades atuais do mercado de trabalho. Para definição de novos cursos, são realizadas pesquisas junto às instituições parceiras como a ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos) e o Programa Observatório do Mercado do Trabalho e Formação Profissional, que é vinculado ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Em 2018, foram oferecidas pelo Programa Qualifica São José 12.550 vagas para os 240 cursos realizados. Em 2.017 foram inscritos 10.914 alunos, em 135 cursos.

Inscrições abertas/vagas

- Colomba Pascal/Sesi (30)

- Empreendedorismo/Sesi (30)

- Ponteador de Processo Mag/Senai (16)