Fundo Municipal de Cultura terá workshops e plantão de dúvidas
Atualizado em 14/01/2019 - 15:10
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Primeiro workshop sobre o FMC acontece na Casa de Cultura Cine Santana, nesta quarta-feira (16), às 19h - Arte: FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realizará, de 16 a 25 de janeiro, workshops relacionados ao Fundo Municipal de Cultura (FMC). O objetivo é esclarecer as mudanças inseridas no último edital publicado e orientar os interessados em como participar do processo. Posteriormente, de 11 a 15 de fevereiro, haverá um plantão de dúvidas à disposição dos proponentes.

A aplicação dos workshops se dará a partir da leitura do novo edital e apresentação de exemplos de processos criativos, visando a inovação em sua elaboração. Já os plantões de dúvidas oferecerão atendimentos pontuais aos proponentes e orientações sobre a montagem dos projetos. As duas atividades são gratuitas e sem necessidade de inscrição. A coordenação será do gestor cultural Humberto Meratti.

“São José dos Campos é uma das cidades do Vale que mais exporta artista para várias regiões. O FMC contribui para fomentar a classe artística local e propõe um conhecimento inicial, o que é muito importante para quem quer entrar nessa área e busca dar o primeiro passo”, comentou Humberto Meratti.

Humberto Meratti atua há mais de 16 anos na área de projetos culturais e atualmente trabalha na área de políticas públicas culturais. É graduado em administração de empresas, especializado em comunicação empresarial e em gestão cultural e organização de eventos.

Inscrição de projetos

A inscrição de projetos concorrentes ao FMC em 2019 já está aberta e pode ser feita até o dia 15 de fevereiro pelo site da Fundação Cultural, em ficha específica. A expectativa da instituição é atender cerca de 34 projetos culturais, com investimentos que podem chegar a R$ 1,4 milhão.

O FMC é um mecanismo de fomento e financiamento público de projetos artístico-culturais, beneficiando artistas, grupos, coletivos ou outras instituições e empresas que atuam na área. A lei teve suas fichas de inscrição e edital publicados em dezembro, e ainda estão abertos.

Dia 16/01 (quarta), 19h: CC Cine Santana (Av. Rui Barbosa, 2005, Santana)

Dia 17/01 (quinta), 13h: Ponto de Cultura Espaço Balaio (Av. São Cristóvão, 40, Jd. São Judas Tadeu)

Dia 18/01 (sexta), 19h: Casa Coletiva Comuna Deusa (Av. Rui Barbosa 348, Jd. Bela Vista)

Dia 19/01 (sábado), 13h: CC Júlio Neme (Praça Cônego Antônio Manzi, s/nº, Distrito de São Francisco Xavier)