Brincando nas Férias começa com jogos e oficinas gratuitas por toda a cidade
Atualizado em 14/01/2019 - 18:35
Brincando nas Férias  14 01 2019
Nesta segunda, oito locais espalhados pela cidade receberam os monitores, que lideraram diversas brincadeiras com jogos de mesa, chinelões, pernas-de-pau, jogos de lona, entre outros - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Sol raiando e muito calor foram as combinações perfeitas para o primeiro dia do programa Brincando nas Férias, programa promovido gratuitamente pela Prefeitura de São José dos Campos às crianças, adolescentes e pais que estão em recesso escolar.

Nesta segunda-feira (14), oito locais espalhados pela cidade receberam os monitores credenciados pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, que lideraram diversas brincadeiras com chinelões, pernas-de-pau, jogos de lona, jogos de mesa, entre outros. As atividades aconteceram entre 14h e 17h.

Houve também oficinas específicas como a de capoeira. A roda foi formada nesta segunda no Ginásio Dom Pedro I, na região sul. Quem acompanhava a diversão do filho e dos 3 sobrinhos bem de perto era Ana Amélia da Silva Santos, 29 anos, moradora do bairro Dom Pedro I.

Ela contou que viu a divulgação sobre o programa pela TV e não pensou duas vezes em levar o Victor Hugo, 4 anos, a Manuela, 11, Matheus, 4 e Guilherme, 4 anos.

“Como as crianças ficam sem fazer nada dento de casa, trouxe eles pra cá agora. Ficam o dia inteiro no celular e na televisão. O meu (filho) mesmo só fica na rua, mas meus sobrinho é só TV e celular”, contou Ana.

A moradora da zona sul aproveitou o momento também para relembrar de quando participava das atividades de férias promovidas pela Administração e de como gastava energia nas brincadeiras.

Aliás, ela lembrou que com o quarteto se divertindo durante a tarde, a promessa para a noite seria de sono pesado. “Aí chega em casa, toma café e cai na cama”, disse Ana Amélia da Silva Santos.

Bem próximo dali, no Centro Poliesportivo Campo dos Alemães, Thiago Carvalho, 36 anos, e a filha Gabriela, de 1 ano, se divertiam juntos com os jogos de lona montados pelos monitores do Brincando nas Férias. Eles vieram de Jacareí para visitar uma família que mora no Campo dos Alemães, souberam do programa e correram para a unidade esportiva. “Estou adorando. Área aberta, criançada adora, é férias fora de casa. Tem que ter mais, espalhar mais essa ideia”, elogiou Thiago.

O Brincando nas Férias segue até sexta-feira (18), sempre em seis polos fixos e em outros dois itinerantes.

Refrescando a criançada
Paralelamente ao Brincando nas Férias, o Projeto Verão, que acontece desde outubro, abriu as 13 piscinas municipais para recreação, todos os dias, até 18 de janeiro, data de encerramento do Brincando. Nesta semana, acontecem atividades recreativas especiais nas piscinas.

De segunda a sexta-feira, o horário de atendimento acontece entre 12h30 e 18h30. Já aos finais de semana, o período é ampliado, das 10h30 às 12h e das 13h às 18h30.

Brincando nas Férias - Programação
Locais fixos
Ginásio Ubiratan Pereira Maciel (Rua Helenira Resende Nazareth, 151 - D. Pedro I)
Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América)