Domingo é dia de esporte radical no parque Alberto Simões
Atualizado em 13/01/2019 - 12:29
Cross Crountry Olímpico  Parque Alberto Simões 13 01 2019
Cross Crountry no Parque Alberto Simões atrai os esportistas para atividades radicais - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Na manhã deste domingo (13), os praticantes de mountain bike foram às alturas com a nova pista Cross Crountry Olímpico (XCO), no Parque Alberto Simões (Avenida Pico das Agulhas Negras, 112, Altos de Santana), na região norte de São José dos Campos. Além de entregar esse novo traçado, a Prefeitura realizou ainda uma reforma na pista paralela que já existia no local, deixando-o mais técnico e seguro para os ciclistas.

Há 30 anos na modalidade, o campeão pan-americano Marcos Marra, 41 anos, aprovou a pista. “O interessante para nós da cidade em ter um lugar assim fechado, é que a pista permanece a mesma, intacta, bem preservada, além de termos a segurança por estar dentro de um parque dedicado ao esporte”, disse. Marcos aproveitou o dia para treinar para o campeonato que irá participar em São Roque (SP), representando São José dos Campos.

Os serviços no Bike Park (nome dado ao espaço para uso esportivo das bicicletas) foram realizados em dezembro por meio de parceria formada pela Urbam (Urbanizadora Municipal) e as secretarias e Manutenção da Cidade e Esporte e Qualidade de Vida.

“Uma alternativa boa para nós que moramos em São José que agora não precisamos procurar outras cidades para praticar o esporte”, afirmou Cássio Hasegawa, 38 anos, praticante de Cross Crountry.

A equipe da Secretaria Manutenção da Cidade implantou no novo traçado um Rock Garden (Jardim de Pedra), uma ponte de passagem para evitar cruzamento das pistas, vários pontos de single track (faixa única) e subidas técnicas. Agora, a Administração está iniciando a sinalização das duas pistas.

Não há restrição de idade ou necessidade de cadastro para uso do Bike Park, no entanto, técnicos da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida orientam menores de idade a serem acompanhados por um responsável e que os praticantes utilizem equipamentos básicos de segurança, como capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras.

Vocação esportiva

Além do Bike Park, o Alberto Simões conta ainda com Skate Park (pista para skate, BMX street e patins in line), duas tirolesas, paredão de escalada e estrutura para arborismo, além de circuito para caminhada e playground para crianças. A unidade tem também uma academia ao ar livre para adultos, com 10 aparelhos, e outra destinada às crianças.

O Parque Alberto Simões funciona de terça a sexta-feira, de 6h às 20h. Sábados, domingos e feriados, o horário é das 6h às 18h. A tirolesa, a escalada e o arborismo estão abertos somente aos finais de semana e feriados e a participação nas atividades está sujeita à retirada de senhas limitadas no local. Mais informações pelo telefone do parque: (12) 3922-3001.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida