Com quadra e salas em fase final, complexo do Teatrão tem obras aceleradas
Atualizado em 11/01/2019 - 17:38
Complexo do Teatrão - 11 de janeiro de 2019
Arquibancadas comportarão 4.000 pessoas sentadas; quadra terá 38m x 18m e receberá competições de diversas modalidades - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As obras do complexo do Teatrão (rua Ricardo Edwards, s/n – Vila Industrial), na região leste de São José dos Campos, segue em ritmo acelerado. O investimento total da Prefeitura no ginásio e no entorno é de R$ 7.090.029,06 e a previsão de entrega da obra é para o final do segundo semestre deste ano.

O ginásio, ponto principal da área total de 74 mil metros quadrados, está com a parte estrutural adiantada, restando apenas 1 das 6 rampas de saída das arquibancadas para ser finalizada. Os anéis da arquibancada terão capacidade para 4.000 pessoas sentadas, fora o espaço para torcedores de pé.

A quadra está na fase final de ampliação para receber competições oficiais de vôlei e basquete, por exemplo. O espaço terá o tamanho de 38m de comprimento por 18m de largura.

O espaço será utilizado para treinamento das equipes do programa Atleta Cidadão e dos elencos de Alto Rendimento, apoiados pela Administração. Além de voleibol e basquetebol, o Teatrão poderá receber ainda compromissos de equipes de futsal e handebol, festivais de ginástica, lutas, Jogos Intercentros e outros eventos esportivos.

Referência esportiva

O complexo do Teatrão, que tem 70% de sua área sob a responsabilidade da Prefeitura, servirá como um CT (Centro de Treinamento) para as equipes de base mantidas pelo Atleta Cidadão. Os esportistas apoiados por meio do Departamento de Esportes de Alto Rendimento também vão poder usufruir de toda a estrutura, que não se resume apenas a quadra.

No entorno do ginásio, 22 salas serão ocupadas por profissionais do Esporte e de apoio. Os espaços vão abrigar dois banheiros, um polo do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física), vestiários para duas equipes e árbitros, dojô para treino de lutas, salas para boxe e tênis de mesa, academia, fisioterapia, departamento médico, refeitório, lanchonetes, cozinha, lavanderia, sala para controle de dopagem, espaço multiuso, posto policial e administração.

O espaço terá também dois camarins para futuros eventos. Todas as salas estão com os sistemas hidráulico e elétrico próximos da conclusão. A esquadria e os revestimentos estão sendo colocados em paralelo.

Revitalização

Grande parte da área do Teatrão já foi revitalizada pela Prefeitura desde 2017, com a liberação para os munícipes do Parque Sérgio Weiss e recentemente, em 2018, com a inauguração do Museu Interativo de Ciências.

O parque, que leva o nome do maestro mais consagrado da cidade, conta com pista de caminhada de cerca de 300m de extensão e academia ao ar livre.

Já o Museu Interativo de Ciências oferece mais de 50 atrações aos visitantes, como atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, entre outros.