Unidades básicas de saúde terão mais dentistas para atender a população
Atualizado em 10/01/2019 - 17:10
Entrega da Ubs Resolve Santa Inês 2. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 30-08-2018
O atendimento curativo é desenvolvido em UBS's, escolas estaduais e municipais, trailler rural, Famme (Fundo de Assistência Médica Medicamentosa), CRMI e Hospital Municipal - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar o atendimento de dentistas na rede municipal de saúde e melhorar o atendimento à população.

Até fevereiro, 20 novos profissionais passarão a atuar nas unidades básicas de saúde do Campo dos Alemães, Campos de São José (2), Eugênio de Melo (2), Jardim Colonial, Jardim Interlagos, Dom Pedro, Jardim Paulista, Jardim Oriente, Jardim São José, Putim, Jardim Satélite, Vila Tatetuba, Jardim Telespark, Vila Paiva, Altos de Santana, Alto da Ponte, Bosque dos Eucaliptos e Novo Horizonte.

Atualmente, o município conta com um quadro de 119 cirurgiões dentistas. O atendimento curativo é desenvolvido em UBS's, escolas estaduais e municipais, trailler rural, Famme (Fundo de Assistência Médica Medicamentosa), CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) e Hospital Municipal.

Em ambiente escolar o atendimento é organizado mediante levantamento de risco individual à cárie dentária. Todos os alunos são examinados no início do ano letivo e há a priorização daqueles que se apresentam com alto risco, ou seja, com lesão de cárie ativa.

O protocolo segue o que prevê a Política Nacional de Saúde Bucal, de que os municípios busquem a garantia do atendimento de crianças e adolescentes através da organização de fluxos e estratégias de ação.

Além do atendimento em clínica geral realizado nas UBS’s e escolas, quando necessário, para se completar o tratamento, há encaminhamento para as especialidades odontológicas de endodontia (canal), periodontia, prótese, cirurgia oral, diagnóstico bucal. Os pacientes com necessidades especiais são atendidos no Hospital Municipal.

No ano de 2018 foram realizados 87.117 atendimentos, com a realização de 234.285 procedimentos.