Prefeitura anuncia Unidade Avançada de Saúde para população do Cajuru e região
Atualizado em 11/01/2019 - 11:08
Ubs Resolve Campos de São José. 28-03-2018
A nova Unidade Avançada do Cajuru e região será vinculada à UBS Campos de São José: mais próxima da população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A população do bairro Cajuru e adjacências, na região leste de São José dos Campos, vai ganhar uma Unidade Avançada de Saúde vinculada à UBS Campos de São José. A medida visa levar os serviços de saúde mais próximos dos usuários dos bairros mais distantes.

A nova unidade atenderá uma população estimada de 6.400 pessoas e será referência para os bairros Cajuru, Pousada do Vale, Serrote e Vila Monterrey, que não precisará mais se deslocar até a UBS Campos de São José para buscar atendimento médico.

A Prefeitura está finalizando o processo de aluguel do imóvel, que terá dois consultórios médicos e salas de hipodermia, vacina, curativo, farmácia e recepção. O prédio passará por uma pequena reforma antes de ser aberto à população, o que deverá ocorrer até o final de fevereiro.

Esta será a quinta Unidade Avançada de Saúde do município, vinculada a uma UBS. As outras quatro são as unidades avançadas do Majestic, Primavera e Santa Hermínia (pertencentes à área de abrangência da UBS do Novo Horizonte) e Pernambucano (vinculada à UBS do Putim).

A unidade atenderá no modelo da Estratégia Saúde da Família (ESF), com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

A Estratégia Saúde da Família é um modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território ligado e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade daquela população.