Mercadão Vivo inicia 2019 com artesanato, música e arte sacra
Atualizado em 10/01/2019 - 15:45
Mercadão Vivo  11 08 2018
A programação do Mercadão Vivo acontece aos sábados e tem atraído cada vez mais pessoas para o Mercado Municipal e entorno - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

De cara nova, com a pintura externa do prédio concluída, o entorno do Mercado Municipal recebe neste sábado (12), a primeira edição do Mercadão Vivo de 2019, da Prefeitura de São José dos Campos. O projeto tem atraído moradores e turistas que visitam a cidade para este importante prédio histórico, do centro da cidade.

O projeto Mercadão Vivo é realizado desde julho passado, aos sábados, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

As atividades são gratuitas e começam às 9h, com feira de artesanato, prosseguindo com exibição musical de qualidade, das 11h às 13h30, na travessa Chico Luiz (ao lado do Museu de Arte Sacra, na região central), próximo ao Mercado Municipal.

A feira de artesanato é coordenada pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Já a programação musical integra o projeto Circulação, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O objetivo é promover opção de lazer aos frequentadores do Mercadão e seu entorno, ao mesmo tempo em que beneficia os artesão expositores e artistas locais.

Valorização do centro

A iniciativa também faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura tem implementado para valorização do centro da cidade, desde dezembro de 2017. Além do programa Mercadão Vivo, as ações referem-se a serviços regulares de manutenção do Mercado Municipal e em ruas adjacentes, como o calçadão da Rua 7 de Setembro, por exemplo. Os serviços são realizados por meio uma parceria entre a Secretaria de Manutenção e Urbam (Urbanizadora Municipal). Além da programação do Mercadão Vivo, a iniciativa aumentou em cerca de 40% o número de visitantes ao Mercado Municipal, aos sábados, segundo a administração do local.

Museu de Arte Sacra

Além da feira de artesanato e do show musical, o visitante poderá conhecer o Museu de Arte Sacra, localizado na mesma Travessa Chico Luiz, ao lado do Mercado Municipal.  Instalado na Capela Nossa Senhora Aparecida, o Museu de Arte Sacra, que é vinculado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, possui um acervo com imagens, paramentos, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão, entre outros. Todas as peças são acompanhadas por painéis explicativos.

Também faz parte da exposição um vídeo que conta a história da Capela Nossa Senhora Aparecida, um prédio datado de 1908, tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural). A capela foi também pintada no mês de dezembro do ano passado, juntamente com o do Mercado Municipal.

Programação musical de janeiro

Neste sábado, a atração musical ficará por conta da banda Preto Básico. A banda vai apresentar o show "Uma Viagem pela Música Brasileira", com clássicos da MPB como, Andar com Fé (Gilberto Gil), Apesar de Você (Chico Buarque) e Desde que o Samba é Samba (Caetano Veloso), entre outros.

- Dia 19, 11h30 – Uma Viagem ao Centenário da Música Moderna, com o Duo Acústico Sunday Travels

- Dia 26, 11h30 – Sopro Caipira, com o Grupo Sopro Caipira

Colaborou: Jornalista Avelino Israel, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo