São José inicia ano com saldo positivo de emprego, segundo Caged
Atualizado em 01/03/2019 - 07:31
Parque de logística  Armavale  23 10 2018
Setores como o de logística têm contribuído para melhoria dos índices de contratação na área de serviços - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, divulgou nesta quinta-feira (28), os resultados oficiais do nível de emprego. Os dados indicaram que, em janeiro desse ano, São José dos Campos obteve saldo positivo de 145 vagas de emprego, superior ao resultado de janeiro do ano passado, que foi de (-) 85 vagas.

Para o relatório de fevereiro do Caged, a expectativa é que os dados sejam ainda melhores, já que deverão estar computadas as recentes contratações de cerca de centenas de trabalhadores para o setor supermercadista e de logística.

A exemplo de meses anteriores, o setor de serviços puxou os resultados positivos do saldo de emprego com saldo positivo de 396 vagas. A construção civil apresentou discreta melhora com 88 vagas de saldo de emprego.

O saldo mensal de emprego por município, apurado pelo Caged, é o resultado da diferença de admissões e demissões, de pessoas com carteira assinada.

A melhoria dos níveis de empregabilidade em São José dos Campos é avaliada em decorrência da retomada da economia com os setores empresariais que voltaram a fazer investimentos na cidade, além da consequente geração de emprego e renda.

Resultado anual

No total de 2018, a cidade registrou , segundo o Caged , saldo positivo anual de 712 vagas. Este foi o melhor resultado anual desde 2014. O nível de emprego negativo na cidade já chegou a (-)10.062, em 2015.

Em 2018, o setor de serviços foi o que mais gerou vagas na cidade com carteira assinada, seguido da indústria, construção civil e o comércio.  No segundo semestre do ano passado, com os primeiros sinais de recuperação da economia, a cidade já tinha obtido saldo positivo na geração de emprego por cinco meses consecutivos.

Colaboraram também para esses resultados o incentivo à abertura de novas empresas de startups, bem como a maior agilidade para a abertura de novas empresas por parte da Sala do Empreendedor.

Esforços também são feitos de proximidade dos técnicos da Prefeitura no apoio às medias e grandes empresas para projetos de expansão, que deverão resultar em novas expansões e novas vagas de empregos , em curto prazo.

Qualificação

De sua parte, a Prefeitura tem investido em cursos de qualificação por meio do Programa Qualifica São José, que somente no ano passado registrou 12.550 alunos que concluíram cerca de 250 cursos diversos de qualificação profissional.

Também foi implementado pela Prefeitura o programa Pró-Trabalho, de reinserção profissional. Até agora já foram chamadas 930 pessoas.