Estudantes plantam árvores em nascente revitalizada no Jd. Guimarães
Atualizado em 28/02/2019 - 16:49
REVITALIZACAO NASCENTE PRACA DA BICA - 28-02-2019 - LUCAS CABRAL
Estudantes e membros da comunidade se reúnem para participar do plantio de mudas nativas no entorno da nascente - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Com a participação da comunidade e de estudantes, a Prefeitura de São José dos Campos entregou, nesta quinta-feira (28), revitalização na nascente do bairro Jardim Guimarães, na região norte. O projeto de revitalização se deve à parceria com o Rotary Club Oeste de São José dos Campos.

O Rotary Club foi responsável pela reforma da rampa de acesso à nascente que fica na área verde, conhecida como “Praça da Bica”, na rua Maria Francisca dos Santos. O trabalho contou com limpeza e nivelamento da alvenaria para melhorar a acessibilidade, aplicação de revestimento cerâmico e granito, pintura do piso, recuperação do corrimão e guarda corpo e instalação de luminárias.

Na praça onde está localizada a nascente, a Prefeitura Campos fez os serviços de capina, limpeza e troca de lâmpadas dos postes.

A nascente do Jardim Guimarães é a 34ª nascente a integrar o Programa Revitalização de Nascentes, coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. Desde 2006, foram revitalizadas 33 nascentes degradadas em áreas públicas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, visando recompor a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente).

O evento contou com a presença dos alunos das escolas Ilza Irma Moeller Coppio e Professora Mariana Teixeira Cornélio, que participaram do plantio de 20 mudas de árvores nativas no local e serão integrados às atividades educativas do Programa.

Segundo a professora de geografia Rosa Souza, da Escola Ilza Irma Moeller Coppio, os alunos já aprendem conceitos de educação ambiental na escola. Trabalham com mapeamento de nascentes, plantio e discussão de assuntos ambientais da cidade. “Nós estamos em uma região hídrica muito importante, temos o rio Buquira, rio Jaguari e rio Paraíba, e precisamos unir forças para proteger esses recursos, então esse trabalho na nascente é algo que pode despertar nos alunos esse cuidado com os rios que nos cercam”, destacou.

“Desde o ano passado nossos alunos trabalham com essa nascente, eles se empenharam muito, desenvolveram um projeto de revitalização das nascentes, apresentaram os projetos e querem continuar com o estudo neste", afirmou a professora Tereza Domingues, que dá aula de ciências da Emef Professora Mariana Teixeira Cornélio. “É uma benção ter essa nascente por perto, agora revitalizada, e saber que a comunidade pode desfrutar de uma água sem contaminação é muito bom. Com o plantio de árvores, o ensino da importância dos dois juntos é um trabalho muito bom para todos”.

Para a aluna Isabele Alana Augusto, 13 anos, da Emef Professora Mariana Teixeira Cornélio, o trabalho tem grande importância. “O projeto é algo muito legal. Eu já participava do primeiro projeto, o Globe, que tratava sobre dengue. Com essa nova iniciativa, nós fizemos vários trabalhos, pesquisas com a água e isso nos trouxe uma experiência única. Gostaria de continuar participando da revitalização da nascente”, disse.

“São José tem 34 nascentes e o Rotary tem 9 clubes, então agora vamos levar o projeto para os outros presidentes para fazermos um trabalho conjunto. Nosso objetivo é apoiar a revitalização de todas as fontes de água de São José dos Campos”, afirmou o presidente do Rotary Club Oeste, Ângelo Neves.

A ação fez parte das comemorações da Semana Rotária, que acontece de 23 a 28 de fevereiro. O objetivo é integrar a sociedade aos projetos desenvolvidos pela organização. A sede do Rotary Oeste fica na Casa da Amizade, localizada na Travessa Santa Inês, 193, Vila Ema.

Programa Revitalização de Nascentes

O programa revitaliza e preserva nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas, coleta de amostra para análise da qualidade da água, até projetos de educomunicação socioambiental e mostras de vídeos.

Entidades e empresas podem realizar a adoção de uma nascente do programa, se responsabilizando pelo plantio e conservação das áreas. Interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade pelo telefone 3947.8266.