São José tem esquema especial de segurança para o Carnaval
Atualizado em 01/03/2019 - 09:33
Operação da Patrulha do Sossego Público, realizada na noite de sábado (9), em locais com indicação de fluxo de funk. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 09-02-2019
Os órgãos ligados à Secretaria de Proteção ao Cidadão estarão mobilizados para que a população tenha um Carnaval tranquilo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Proteção ao Cidadão, já definiu o planejamento para os dias de Carnaval. Veja como atuarão a Guarda Municipal, a Atividade Delegada, o Departamento de Fiscalização e Posturas e a Defesa Civil.

Guarda Municipal

A GCM (Guarda Civil Municipal) vai trabalhar no Carnaval em esquema de plantão em todas as regiões da cidade. Locais com eventos promovidos pela Prefeitura de São José dos Campos e FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) receberão patrulhamento reforçado.

Os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo terão escalas diferenciadas. Em São Francisco (região norte), o patrulhamento será feito das 16h à 0h no sábado (2) e domingo (3) e das 14h às 22h na terça (4) e quarta-feira (5). Em Eugênio de Melo (região leste), a GCM estará presente das 13h às 22h do sábado até a terça-feira.

Fiscalização

O DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais) atuará em regime de plantão durante todo o Carnaval, de sábado (2) até quarta-feira (6).

Haverá escala de fiscalização em apoio aos eventos oficiais promovidos pela Prefeitura e pela Fundação Cultural nos distritos de São Francisco Xavier (região norte) e Eugênio de Melo (região leste).

O DFPM também manterá plantões durante o período diurno para coibir comércio ambulante e outras irregularidades em diversos pontos do município, especialmente aqueles próximos à realização de eventos e em áreas com aglomeração de pessoas.

A Fiscalização também deverá atuar no período noturno, em conjunto com a Polícia Militar, na sexta-feira (1º) e sábado (2) e, no período diurno, entre o sábado (2) e a terça-feira (5).

Defesa Civil

A Defesa Civil vai trabalhar em regime de plantão 24 horas durante todo o Carnaval. Casos de emergência como inundações, deslizamentos de terra, quedas de árvores e outros incidentes devem ser comunicados pela Central 190.

O órgão recomenda que a população não esqueça de consultar a previsão de tempo antes de sair de casa, em percursos longos ou curtos. A fonte recomendada é a Defesa Civil Estadual. Basta enviar um SMS digitando 40199 e indicar o CEP desejado. A Defesa Civil passará a enviar mensagens com a previsão do tempo para o local do CEP indicado. Pode ser relacionado mais de um CEP.

Outras recomendações da Defesa Civil de São José dos Campos:

- Evitar atravessar pontos alagados, a pé ou de carro

- Estar muito atento em locais abertos, como parques, campos, matas e represas, tendo cuidado com raios e tempestades

Atividade Delegada

A Atividade Delegada, realizada por soldados da Polícia Militar contratados pela Prefeitura por meio de convênio com o Governo do Estado, irá manter o planejamento habitual, porém dará ênfase aos horários e locais de eventos com aglomeração de pessoas.