Prefeitura cadastra artesãos em São Francisco Xavier nesta quinta
Atualizado em 27/02/2019 - 12:31
Feira de Artesanato do Dia das Mães, no Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 06-05-2018
Somente com a obtenção da carteira da Sutaco, os artesão podem participar de feiras no município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos promove, nesta quinta-feira (28), das 10h às 16h, mais uma ação de cadastramento de artesãos no distrito de São Francisco Xavier. A iniciativa com essa categoria de pequenos empreendedores locais tem como objetivo identificar e colaborar no aprimoramento da atividade e a consequente geração de renda.

A ação é coordenada pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Turismo. O atendimento é gratuito e será realizado no Casarão, localizado no Parque Municipal de São Francisco Xavier, na área central.

Somente serão cadastradas as pessoas que atenderem às exigências técnicas segundo a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). As exigências tratam da produção dos produtos que não tenham nenhum processo industrial.

Atualmente, o distrito conta com 17 artesãos cadastrados junto à Sutaco. O atendimento será também para quem já é cadastrado na Sutaco e busca renovação do documento.

Documento obrigatório

A Carteira do Artesão, emitida pela Sutaco, é documento obrigatório do artesão para participação em feiras de artesanato. O artesanato típico de São Francisco Xavier é baseado, sobretudo, em artigos de tapeceira, tecido, pintura, cerâmica e madeira.

A Sutaco é um órgão do Governo do Estado, que tem um Termo de Cooperação firmado com a Prefeitura, por meio do qual treina e capacita servidores públicos municipais para o serviço de atendimento, cadastramento e ações de implemento da cultura típica do artesanato local.

- Comprovante de residência
- RG e CPF (original e cópia)
- 1 foto 3x4
- Levar 4 peças diferentes de cada técnica e material para fazer a peça artesanal diante da representante da Sutaco