Nascente do Jardim Guimarães recebe revitalização com apoio do Rotary
Atualizado em 27/02/2019 - 15:53
REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES
Estudantes da região vão participar do plantio de mudas de árvores nativas na área de preservação ambiental - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta quinta-feira (28), o Rotary Club Oeste realiza a entrega de uma obra de revitalização na nascente localizada no bairro Jardim Guimarães, região norte de São José dos Campos. O evento será realizado a partir das 9 horas na rua Maria Francisca dos Santos (altura do número 276), na área verde conhecida como “Praça da Bica”.

O evento contará com a presença da comunidade e de alunos das escolas Ilza Irma Moeller Coppio e Professora Mariana Teixeira Cornélio, que irão participar do plantio de 20 mudas de árvores nativas no local.

A mina d’água faz parte da comunidade há cerca de 50 anos e recebeu o início dos trabalhos de revitalização a partir de um eixo de atuação socioambiental do Rotary Internacional. A parceria foi viabilizada por meio de um protocolo de intenções firmado com a Prefeitura de São José dos Campos, no âmbito do Programa Revitalização de Nascentes.

Coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, o Programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas públicas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região visando recompor a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente). A nascente do Jardim Guimarães é a 34ª nascente a ser integrada ao Programa.

Por meio da parceria, o Rotary promoveu uma obra de reforma da rampa de acesso à nascente, que contou com limpeza e nivelamento da alvenaria para melhorar a acessibilidade, aplicação de revestimento cerâmico e granito, pintura do piso, recuperação do corrimão e guarda corpo e instalação de luminárias. Com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, a praça onde está localizada a nascente também recebeu serviços de capina, limpeza e troca de lâmpadas dos postes.

Para Michel Arbex, presidente do clube de serviços, o projeto é uma grande oportunidade de trazer conscientização ambiental à comunidade. “As pessoas deram o maior apoio para a ação e compreenderam que é um projeto socioambiental. Esperamos que as crianças e todos os moradores contribuam para cuidar desta área”.

A ação também faz parte das comemorações da Semana Rotária, que acontece de 23 a 28 de fevereiro. O objetivo é integrar a sociedade aos projetos desenvolvidos pela organização.

Para a Prefeitura, a iniciativa é um exemplo e destaca que parcerias com a sociedade civil e o setor privado são importantes para ampliar o alcance de políticas públicas de preservação ambiental.

Entidades e empresas podem realizar a adoção de uma nascente do programa, se responsabilizando pelo plantio e conservação das áreas. Interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade pelo telefone 3947.8266.

Programa Revitalização de Nascentes

O programa revitaliza e preserva nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O programa contempla um trabalho perene de educação ambiental junto a com professores e alunos das escolas municipais no entorno das nascentes, que vão desde o envolvimento nas ações de plantio, conservação das áreas, coleta de amostra para análise da qualidade da água, até projetos de educomunicação socioambiental e mostras de vídeos.