Prefeitura cumpre metas fiscais no terceiro quadrimestre de 2018
Atualizado em 26/02/2019 - 15:29
Audiência Pública de Metas Fiscais / Câmara Municipal   25 02 2019
Apresentação foi feita à Comissão de Economia, Finanças e Orçamento do Legislativo - Foto: Charles de Moura/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou, na noite desta segunda-feira (25), o balanço das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2018. A audiência pública aconteceu no auditório Mário Covas, na Câmara Municipal.

A apresentação foi feita à Comissão de Economia, Finanças e Orçamento do Legislativo e apontou o cumprimento das metas orçamentárias traçadas para o ano passado. Fator decisivo para o desempenho positivo foram as medidas de austeridade tomadas pela Prefeitura a partir de 2017.

Com as finanças equilibradas, foi possível retomar os investimentos em obras de infraestrutura, caso da Via Cambuí e da duplicação da ponte Maria Peregrina.

Durante a audiência pública, a Prefeitura mostrou que as receitas correntes totalizaram R$ 2,2 bilhões, superando em R$ 31 milhões a previsão orçamentária.

A arrecadação com impostos municipais também ficou acima da meta, o que demonstra gestão eficiente da Prefeitura.

Em contrapartida, algumas transferências de responsabilidade do Estado e da Federação apresentaram queda, caso de SUS (Sistema Único de Saúde) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

A apresentação das metas fiscais, referente ao terceiro quadrimestre, segue o que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Foram levados em conta a previsão orçamentária e os resultados obtidos.