Prefeitura combate descarte irregular de lixo e fecha 20 'entulhódromos'
Atualizado em 26/02/2019 - 18:01
Fechamento de Entulhódromo/ Avenida Martins Guimarães e  Avenida dos Cegonheiros  26 02 2019
Funcionários da Prefeitura colocam guard-rail para fechar 'entulhódromo' na Estrada Municipal Martins Guimarães, na zona leste; trabalho integra ações de combate ao descarte irregular de lixo e entulhos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou as ações de combate ao descarte irregular de lixo e entulho. Neste ano, foram fechadas mais duas áreas públicas nas regiões leste e sul, elevando para 19 o número de entulhódromos isolados na atual Administração.

Nesta terça-feira (26), teve início o trabalho em terreno na Estrada Municipal Martins Guimarães, no bairro Chácara São Pedro, na região leste.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos ainda nesta semana. Será o 20º entulhódromo fechado desde janeiro de 2017.
No local, está sendo implantada uma defensa metálica para impedir o descarte irregular de lixo e entulho.

Isolamento

No mesmo bairro, em janeiro foram implantados 100 metros de alambrado na avenida dos Cegonheiros. Neste mês, também foi fechado entulhódromo no bairro Rio Comprido, na zona sul, na divisa com Jacareí. Nestes três locais, as equipes da Prefeitura já recolheram, somente neste ano, um total de 30 toneladas de lixo.

O isolamento está sendo acompanhado por rondas realizadas pela Guarda Civil Municipal, com o objetivo de coibir o descarte de lixo em locais inadequados.

As outras áreas com problemas crônicos de sujeira estão sendo monitoradas pela Prefeitura para que também recebam nos próximos meses ações eficazes como as já adotadas.

Destinação correta

As medidas implementadas vão reduzir consideravelmente o descarte de lixo e entulho, já que impedirão a entrada de caminhões e carros nas áreas.

Com estas ofensivas, a Prefeitura poderá liberar equipes e maquinário para outras frentes de trabalho, como capina, manutenção de vias públicas, conserto de calçadas e poda de árvore.

A Administração orienta os munícipes a fazerem a destinação correta de lixo reciclável e entulho no PEV (Posto de Entrega Voluntária de Resíduos) mais próximo de suas residências.

O descarte de entulho em terrenos ou ruas é contra a lei (Lei Municipal 7815/09 e Lei Municipal 8206/10) e pode gerar multa de até R$ 15 mil.

As denúncias podem ser feitas por meio do aplicativo ou da Central 156, que são os canais oficiais de comunicação da Prefeitura com a população.

PEV's

A atual Administração realizou diversas melhorias nos PEV's, que em 2017 e 2018 receberam 113 mil toneladas de resíduos de entulho.
Com a ampliação do horário de funcionamento com a abertura também aos domingos, os munícipes agora podem levar os materiais às unidades todos os dias da semana, evitando o acúmulo dentro das residências.

Os PEVs foram reestruturados, a gestão foi incrementada e o serviço e o atendimento à população foram aprimorados. Ampliação
Além das melhorias, a Prefeitura também está implantando novas unidades, cumprindo compromisso assumido com a população através do Plano de Gestão.

Agora em março, será aberto à comunidade o PEV do distrito de São Francisco Xavier, elevando para três o número de unidades na zona norte.

Será o 14º da cidade e o segundo Eco-PEV, com conceitos inovadores do ponto de vista ambiental. O primeiro, do Santa Luzia/Putim, na região sudeste, foi entregue em setembro último.
E a ampliação terá continuidade. Até o final deste ano será aberta a unidade do Urbanova, a primeira da zona oeste, atendendo reivindicações antigas dos moradores daquela região.

'Entulhódromos' fechados recentemente

Estrada Municipal Martins Guimarães (Chácara São Pedro)
Região: Leste
Entulho e lixo retirados neste ano: 5 toneladas
Providência: Fechamento com defensa metálica para impedir o acesso de carros e caminhões
Início do isolamento: Fevereiro de 2019

• Avenida dos Cegonheiros (Chácara São Pedro)
Região: Leste
Entulho e lixo retirados neste ano: 10 toneladas
Providência: Fechamento com alambrado para impedir o acesso de carros e caminhões
Início do isolamento: Fevereiro de 2019

• Avenida 1 (Rio Comprido)
Região: Sul
Entulho e lixo retirados neste ano: 15 toneladas
Providência: Fechamento com mourão e cerca para impedir o acesso de carros e caminhões
Início do isolamento: Fevereiro de 2019


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade