“Beber e dirigir não é folia” será o tema das ações do Carnaval
Atualizado em 26/02/2019 - 16:53
Mobilidade Urbana
As ações do programa Lei Seca previstas para o Carnaval incluem participação no Carnaval de rua, abordagem em bares e blitz de fiscalização - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Segurança, alegria e muita música são ingredientes que não podem faltar na maior festa popular do país -- o Carnaval. Para preservar e alegria das comemorações dos próximos dias, o Programa Lei Seca, coordenado pela Prefeitura de São José dos Campos, vai levar orientar a  população a curtir a folia de forma segura e sem acidentes.

“Beber e dirigir não é folia não” é o refrão da marchinha preparada para embalar o público nas ruas. Composta por integrantes do setor de educação para mobilidade, agentes de trânsito e parceiros, a música é uma paródia do famoso hino de Carnaval de 1959: “Me dá um dinheiro aí”. A partir das 19h desta quarta-feira (27), na abertura do desfile do Bloco Encubalá, formado por pesquisadores e engenheiros do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a equipe da Prefeitura vai entoar a paródia.

No domingo (3), a apresentação será na abertura do Bloco Galinha D’angola, às 10h. Em ambos, o percurso terá início em frente ao Parque Vicentina Aranha, na região central.

A proposta da marchinha é animar a concentração dos blocos, alertando os foliões para não dirigirem depois de beber. A expectativa de público para os dois dias de festa é de 22 mil pessoas.

Leques com orientações para um Carnaval seguro também vão reforçar a orientação em todas as ações. Atenção às dicas, no Bloco da Diversão é 100% prevenção!

. Se beber, não dirija

. É crime fornecer e vender bebidas para menores de 18 anos

. Sexo seguro, só com camisinha

. Evite os excessos

. Respeite as leis de trânsito

. Respeite os foliões. A diferença entre paquera e assédio é o não

Ação nos bares

A equipe de Agentes de Mobilidade visitarão bares da região central da cidade, a partir das 18h. A ação é educativa e deve lembrar os frequentadores da proibição de dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas, como estabelece a Lei Seca.

Blitze

Para impedir que motoristas alcoolizados transitem pelas avenidas e estradas, estão programadas bitze de Lei Seca durante os dias de folia nas avenidas e estradas da cidade.

As ações de fiscalização serão realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Detran.

De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado sob efeito de álcool terá que pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responder a processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.