Homicídios despencam 83,34% em janeiro e roubos de veículos caem 54,24%
Atualizado em 25/02/2019 - 18:52
Operação da Patrulha do Sossego Público, realizada na noite de sábado (9), em locais com indicação de fluxo de funk. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 09-02-2019
Investimentos da Prefeitura com impacto na segurança e soma de esforços estão reduzindo os índices de criminalidade em São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A criminalidade continua em queda em São José dos Campos. Divulgados nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, os números de janeiro, dos principais indicadores, decresceram em relação ao mesmo período do ano passado.

A queda mais acentuada ocorreu nos casos de homicídios dolosos, com redução brusca de 83,34 (de 6 em janeiro de 2018 para 1 em janeiro deste ano). Como consequência, o número de vítimas em homicídios dolosos também despencou 85,72% (de 7 para 1).

Outros dos principais indicadores de crimes contra a vida, o latrocínio e o número de vítimas em latrocínio, permaneceram zerados na comparação.

Patrimônio

Seguindo a tendência observada nos últimos meses, os crimes contra o patrimônio também caíram significativamente. A redução mais expressiva foi no número de roubos de veículos, com 54,24% (de 59 para 27). Os furtos de veículos também caíram 19,91% (de 221 para 177). Outros furtos, com exceção de veículos, desceram 4,45% (de 472 para 471).

Os números referentes a roubos despencaram igualmente. O total de roubos, que é a soma de roubos de cargas, a bancos e outros roubos, decresceu 33,76% (de 255 para 169). Consequentemente, outros roubos também caíram 33,86% (de 254 para 168).

São José Unida

Embora a segurança pública seja uma atribuição constitucional dos governos federal e estadual, a Prefeitura de São José dos Campos tem contribuído para uma gestão integrada no setor, além de fazer investimentos significativos para reduzir os índices de criminalidade no município.

A mudança mais expressiva ocorreu em setembro de 2017, com a criação do grupo São José Unida – Segurança e Inteligência. Reunindo as principais forças de segurança que atuam no município, o São José Unida é uma iniciativa inovadora e tem gerado bons resultados.

Participam do programa: Prefeitura de São José dos Campos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Guarda Civil Municipal.

Investimentos

Confira os principais investimentos da Prefeitura com impacto na segurança pública nos últimos dois anos:

. Sistema eletrônico de monitoramento de veículos

. Câmeras de monitoramento com tecnologia de fotossensores que permitem a obtenção de informações instantâneas sobre os veículos que passam pelos portais de segurança instalados em vários pontos de entrada e saída da cidade

. Implantação da Atividade Delegada, com parceria da Polícia Militar

. Modernização do sistema de iluminação pública com implantação de lâmpadas de LED

. Contratação de mais 70 guardas civis municipais, aumentando o efetivo de 277 para 347 integrantes

. Maior agilidade e mais resultados na Guarda Civil Municipal (GCM) após a substituição de 100% da sua frota por carros elétricos, que são menos poluentes, mais econômicos e mais eficientes.

INDICADOR

JANEIRO  2018