Campanha sobre infecções sexualmente transmissíveis prossegue até sexta
Atualizado em 25/02/2019 - 17:42
Campanha contra Aids e IST’s antes e durante o Carnaval. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 25-02-2019
A campanha consiste na distribuição de material informativo e camisinhas para a população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta segunda feira (25), a campanha de conscientização sobre a prevenção e controle das IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids e hepatites virais durante o período de Carnaval. O objetivo da ação é sensibilizar, sobretudo os mais jovens, sobre os riscos das doenças.

Nesta segunda, a equipe do programa IST/Aids esteve no Terminal Rodoviário Central (Rodoviária Velha) fazendo orientação, panfletagem e distribuição de preservativos.

Abordado na campanha, Flávio de Oliveira ressaltou a importância da prevenção. “As pessoas devem estar prevenidas para as doenças que não têm cura”, disse.

Joenilson Santos também foi abordado pela equipe a aprovou a iniciativa. “A ação é importante para deixar as pessoas mais alertas”, afirmou.

Nesta terça (26), a ação volta a ser realizada no Terminal Rodoviário Central e na quarta (27) e quinta (28) prossegue no Terminal Intermunicipal Frederico Ozanam (Rodoviária Nova), também das 9h às 16h. Na sexta (1º), a atividade está programada para a praça Afonso Pena, no mesmo horário.

Mais proteção

As infecções sexualmente transmissíveis podem ser transmitidas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. O preservativo é considerado o método de prevenção mais efetivo para a diminuição dos riscos de infecção pelo HIV.