Alunos da Emef Possidônio de Freitas têm orientação sobre carreira profissional
Atualizado em 25/02/2019 - 17:37
“Nosso Futuro em Construção”, vai realizar durante todo o ano letivo aula de orientação sobre carreira profissional
Desafios e curiosidades da Pedagogia foram temas do primeiro encontro do projeto “Nosso Futuro em Construção” - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca 80 alunos do 9º ano, da Emef Possidônio José de Freitas, localizada no residencial Galo Branco, região leste de São José dos Campos, começaram a semana com uma aula diferenciada. Idealizado pelos gestores da unidade escolar, o projeto “Nosso Futuro em Construção” vai realizar, durante todo o ano letivo, orientação sobre carreira profissional.

Desafios e curiosidades da Pedagogia foram temas do primeiro encontro. Nesta atividade, Sandra Magan da Silva, servidora da Secretaria de Educação e Cidadania contou sobre sua trajetória profissional. Ao final da roda de conversa, os estudantes expressaram o que esperam do futuro. “Eu achei legal o encontro, gostei da parte que ela contou como descobriu a profissão que queria exercer”, disse o aluno Guilherme Souza.

Durante a palestra, os estudantes descobriram ainda que a Pedagogia vai além da sala de aula. As diversas formas de atuação de um pedagogo, surpreendeu Letícia Matos. “Eu mudei meu conceito sobre os professores, sempre achei que seria uma profissão que não seguiria, depois da palestra dá até para começar a pensar”.

Para Ramon Silva, a lição desta segunda-feira é a necessidade de se ter foco. “Hoje aprendi que é preciso ter foco naquilo que você sonha e deseja conquistar, com foco você vai além”.

“Achei a palestra interativa. É importante saber o ponto de vista das profissões por quem vive o dia a dia. Quero fazer Engenharia Mecatrônica, mas depois da conversa de hoje até comecei a pensar em pedagogia”, afirmou Ana Carolina Barreto.

Para a palestrante Sandra Magan da Silva, o objetivo de apresentar as diversas formas de atuação de um professor foi concluído com sucesso. “Eu me sinto muito à vontade com os alunos, é importante apresentar para eles as diversas possibilidades que um pedagogo tem, pois muitos pensam que a profissão se restringe à sala de aula”, explicou.