Permissionários de transporte poderão agendar vistoria via internet
Atualizado em 25/02/2019 - 11:55
Vistoria do transporte escolar - renovação de alvarás
Vistorias para a renovação do alvará poderão ser agendadas via internet - Foto: Beto Faria/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir desta segunda-feira (25), taxistas, transportadores escolares, fretados e alternativos poderão agendar as vistorias para renovação do alvará e imprimir a declaração de atividades exercida pelo site oficial da Prefeitura de São José dos Campos.

Além de facilitar o dia a dia dos profissionais, a migração para o autoatendimento online permite que os atendentes do Setor de Protocolo da Secretaria de Mobilidade Urbana ampliem e melhorem o atendimento às outras demandas da população.

Atualmente, o agendamento das vistorias e entrega de documentos para a renovação e emissão de alvarás é feita por telefone.

No caso da emissão da declaração, o transportador precisava ir até a unidade no Detran, no Parque Industrial, para solicitar pessoalmente a impressão do documento. Pela internet, basta entrar com o número do CPF ou CNPJ, no caso de pessoa jurídica, e fazer a impressão. Mensalmente, o protocolo chega a emitir 120 declarações aos permissionários.

Passo a passo

• Acesse o sistema pela página Permissionários do transporte público no site da Prefeitura de São José dos Campos
• Digite o CPF, no caso de pessoa física e CNPJ, pessoa jurídica.
• A partir deste acesso será enviado, para o e-mail cadastrado no sistema, um novo link onde o permissionário deverá criar a senha. Quem ainda não tem o e-mail no cadastro deve providenciar a atualização junto à Secretaria de Mobilidade Urbana.
• Após a definição da senha, o sistema retorna à página inicial onde deverá ser digitado novamente ou CPF ou CNPJ e a senha cadastrada
• Na tela que aparece em seguida, o usuário poderá escolher, no menu, que fica na parte superior, o serviço desejado:
  - Declaração de Atividade Exercida
  - Validação/ Autenticidade
  - Autenticidade

A empresa que receber, do permissionário, a declaração de atividade exercida, poderá verificar a autenticidade do documento no endereço www.semobsjc.com.br/sistran/validacao